Câmbio será determinante para formação do preço da soja brasileira
Especialista destaca que se dólar ultrapassar os R$ 4,50, produtor poderá ter preço irresistível para exportação
A AGCO destinou um aporte de R$ 60 milhões para modernização e aplicação de novas tecnologias na planta da companhia em Santa Rosa (RS), responsável pela produção de colheitadeiras e plataformas das marcas Massey Ferguson, Valtra e Challenger. O plano de investimentos teve início em 2016 e integra a estratégia da empresa de preparar a fábrica para o lançamento de produtos com alta tecnologia embarcada, além de aumentar o nível de confiabilidade ao entregar ao agricultor máquinas com o mais alto padrão de qualidade.
Dentre as melhorias feitas na planta, está o Dyno, novo sistema que simula o nível de qualidade das colheitadeiras em operação no campo, antes da entrega ao produtor rural. A modernização de toda a linha de montagem é outra novidade e pode ser conferida, por exemplo, por meio dos sistemas de automação de solda, de uma nova área de pintura com equipamentos industriais baseados em nanotecnologia, além de procedimentos tecnológicos para medição de qualidade.
“A estratégia da AGCO é tornar a fábrica em um centro de excelência, com uma operação cada vez mais inteligente, robusta e adequada para receber a produção de máquinas com alta tecnologia incorporada. O aumento do nível de produtividade da planta é outro objetivo a ser alcançado com estes investimentos. Nossa expectativa para os próximos dois anos é aumentar a produção da fábrica em 100%”, afirma Denis Dutra de Oliveira, diretor de Operações da AGCO.
Para implementar a indústria 4.0, a AGCO quadruplicou o tempo de treinamento aos colaboradores. Chamado de “Learn Factory”, a iniciativa visa aumentar o conhecimento dos profissionais no campo tecnológico e eletrônico, por meio de aulas e do auxílio de uma plataforma com um simulador virtual, para que os colaboradores estejam mais familiarizados com interfaces digitais.
A unidade de Santa Rosa é responsável pela fabricação de todas as colheitadeiras e plataformas da Massey Ferguson e Valtra. Neste ano, as duas marcas lançaram a plataforma draper, de 45 pés. Na Massey Ferguson, a novidade 9255 Dynaflex é ideal para o modelo axial MF 9895, classe 8. Para Valtra, a plataforma 645FD foi projetada exclusivamente para equipar a colheitadeira BC8800.
Massey Ferguson 360º
Entre os dias 25 e 28 de setembro, a fábrica de Santa Rosa recebe o Massey Ferguson 360°, ação especial com o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial diferenciada aos clientes e apresentar as novidades implementadas no local nos últimos anos.
No evento, que teve a primeira edição na planta de Canoas (RS), o público de cerca de 300 pessoas terá a oportunidade de ver de perto os seis modelos de colheitadeiras e todas as plataformas da marca, incluindo o lançamento do ano, a 9255 Dynaflex de 45 pés. O test drive de uma colheitadeira híbrida será outra atração na qual o produtor poderá conferir, na prática, os diferenciais da máquina.
Os participantes ainda poderão vivenciar duas simulações de colheita: a tecnologia Dyno, novo sistema de teste de qualidade de colheitadeira, e uma segunda experiência de simulador de colheita em formato 4D, no qual o visitante entrará em uma cabine, usará óculos de realidade aumentada e terá a sensação de operar uma máquina durante a colheita.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura