Corteva Agriscience amplia programa que beneficia pequenos produtores em Pernambuco

Prospera oferece capacitação e contribui para a melhoria na condição de vida dos agricultores e suas famílias

26.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Bruna Mello

A Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDuPont, realiza hoje (26), na cidade de Itambé, em Pernambuco, o Dia de Campo do Programa Prospera, que visa a capacitação de pequenos produtores e produtores da agricultura familiar, a fim de promover a geração de renda e o desenvolvimento das comunidades rurais. Criada em 2017, a iniciativa obteve tanto sucesso devido o impacto de produtividade nas lavouras da região e autoestima dos agricultores, que a edição deste ano capacitou 302 pessoas em sala de aula e 200 no campo em sete municípios, seis deles em Pernambuco.

“O Prospera está totalmente alinhado com o propósito da Corteva, que é o de melhorar a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. O programa oferece a pequenos produtores a oportunidade de aprender a conduzir suas lavouras com alto nível de conhecimento técnico, aumentando a produtividade e a renda desses agricultores em regiões menos favorecidas”, explica Mario Tenerelli, Líder Regional da Corteva Agriscience.

Idealizado pela marca Pioneer, o Prospera já promoveu mudanças na vida dos produtores participantes. Com o lucro gerado com o suporte do programa, os agricultores reinvestem em suas propriedades e se preparam para crescer. Antes do programa, parte desses trabalhadores colhia cerca de 10 a 15 sacas de milho por hectare. Com o Prospera esse número aumentou para 60 em 2017 e estimamos 70 sacas em 2018.

“Divulgar e fomentar o uso da tecnologia e as melhores práticas integradas de manejo no sistema de produção agrícola é algo muito importante para a Corteva. Por isso, a companhia faz questão de promover programas como o Prospera e encontros como este Dia de Campo, nos quais, produtores rurais, estudantes e profissionais do agro podem visitar campos demonstrativos para receber orientações sobre manejo e conhecer melhor o desempenho dos híbridos para a região, além de obter informações sobre o sistema de integração lavoura pecuária e adubação”, explica Claudete Baumgratz, líder técnica do programa.

O Prospera atua no desenvolvimento da agricultura brasileira, promovendo a capacitação técnica de pequenos produtores e produtores da agricultura familiar. “Os participantes, após receberem os treinamentos em sala de aula, recebem treinamentos práticos, conduzindo suas próprias lavouras com alto nível de tecnologia e melhores práticas de manejo, com isso fica evidente para os produtores a diferença entre o sistema produtivo que eles utilizavam versus o sistema produtivo utilizado por grandes produtores brasileiros e ensinado a eles através do programa. Adicionalmente, nesta edição do Dia de Campo, vamos abordar a produção de silagem e ILP (Integração Lavoura Pecuária), isso porque identificamos a dificuldade de pecuaristas da região em ofertar alimento nutritivo e em quantidade adequada para seu plantel. Com uma boa produção de silagem e possivelmente a adoção de ILP o pecuarista consegue iniciar o processo de recuperação de pastagem, diminuindo seus custos de produção”, completa Alexsandro Mastropaulo, gestor do programa Prospera da Corteva Agriscience. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024