APROBIO propõe transferência de subsídios de combustíveis fósseis para energias renováveis
Terminou na sexta-feira (15) a Feicorte 2012 – 18ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, na capital paulista. A maior feira indoor do setor na América Latina começou dia 11 de junho e recebeu a visita de 30 mil pessoas reuniu 250 empresas expositoras.
A mostra deste ano contou com 14 leilões e julgamentos de 13 raças (12 raças bovinas e uma ovina) e reuniu 4 mil animais, de 22 raças, entre bovinos (Brahman, Canchim, Marchigiana, Charolês, Limousin, Simental, Simbrasil, Nelore e Nelore Mocho, Angus, Caracu, Senepol, Wagyu, Guzerá, Brangus, Hereford, Braford e Sindi e Gir Leiteiro), ovinos Dorper, White Dorper e Santa Inês, além de equinos Mangalarga.
Um dos destaques do evento foi o Espaço da Carne, envolvendo as seguintes atividades: Caminho da Carne (dinâmica com as etapas da produção da pecuária); Congresso Internacional Pecuária Corte (com especialistas nacionais internacionais para debater o setor); Edição II do Prêmio Nelson Pineda – Excelência em Confinamento (que homenageou os 40 confinamentos mais eficientes do País e os 10 que mais se destacaram em sustentabilidade e bem estar animal); Espaço Degustação, com degustação diária de carnes das raças Dorper (ovina) e Brangus, Nelore CV, Braford e Hereford e Simental (bovinas); e Academia da Carne (projeto com palestras e atividades para estudantes das áreas de agronomia, zootecnia, veterinária e ciências agrárias).
Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro, empresa organizadora da Feicorte, ressalta a presença de público altamente selecionado no evento que foi prestigiado por pesquisadores, estudantes, pecuaristas, grupos de estrangeiros, lideranças e autoridades. “Dentre os visitantes, destacamos a visita do ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, que participou de reunião com lideranças de várias entidades representativas do agronegócio brasileiro. “Foi importante para o setor apresentar as reivindicações que afetam diretamente a cadeia produtiva da agropecuária”, avalia. Carla Tuccilio ressaltou o alto nível dos eventos paralelos, como congressos, workshops e palestras. “A cada ano, a feira melhora ainda mais.”
Para o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Bradford (ABHB), Luciano Lopa da Silva, o modelo de feira da Feicorte deveria ser adotado em todo o Brasil. “É excelente para a realização de negócios, seu formato físico permite que as pessoas visitem todos os estandes e conheça todos os expositores. É um sucesso, modelo de negócio e de fortalecimento de marca”, diz Lopa. Ele cita dois pontos importantes para a ABHB na feira: o lançamento da carne certificada em parceira com o Grupo Marfrig e o Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB) para o período de 2012 a 2014, assinado durante o evento.
Para Paulo de Castro, titular da Casa Branca Agropecuária, cada vez mais a Feicorte se consolida como uma vitrine para o mundo da pecuária de corte. “A Feicorte foi muito boa, fechei muitos negócios e recebi muitos criadores e clientes. O saldo foi positivo.”
Ricardo Viacava, que conduz os negócios da marca CV junto com o seu pai Carlos Viacava, manifestou sua satisfação em relação ao público que visitou a Feicorte. “Todos com muito foco, o que proporciona contatos interessantes.” Segundo ele, todos os dias, durante a feira, a marca CV ofereceu degustação da carne, com uma resposta muito positiva. “Plantamos uma semente na Feicorte”, afirma e acrescenta: “Realizamos, pela primeira vez, um leilão com perfil de produção. Negociamos 153 touros e alcançamos faturamento ao redor de R$ 700 mil.”
A C.R.I. Genética comemora bons resultados na Feicorte 2012. Para Daniel de Carvalho, gerente de Produto Corte da empresa, o grande diferencial deste ano foi a qualidade do público visitante, composto não só de pessoas ligadas à pecuária de corte, mas também das mais variadas cadeias do agronegócio, do produtor ao elo final das cadeias, ou seja, o mercado.
“Fechamos bons negócios. Antecipamos vendas e prospectamos vendas futuras, além disso, efetivamos bons contatos e destacamos a boa comercialização de sêmen através do Leilão Reserva Especial Conexão Delta G, realizado no dia 14 de junho. Também tivemos a oportunidade de apresentar nosso novo catálogo, inclusive na versão digital para tablet, que já está à disposição de todos os criadores brasileiros”, conta entusiasmado Daniel de Carvalho.
Antonino Bosco, gerente Comercial da CRV Lagoa, destaca a participação da equipe técnica e comercial, com a proposta de apresentar inovação e tecnologia para os clientes e parceiros. “Participamos de leilão com parceiros do Paint e CEIP Total, com resultados excelentes. Além disso, trouxemos para conhecer a feira e a produção do Brasil um grupo de 12 pessoas da África do Sul, formado por criadores, veterinários e colaboradores da CRV daquele país”, informa. “A Feicorte traz novos contatos, amigos e negócios, é a feira mais importante para o setor, afinal, reúne o agronegócio para a capital do maior centro comercial e financeiro do País, onde tudo acontece. Ela congrega, literalmente, os elos da cadeia”, acrescenta.
A Dow AgroScience trouxe o dobro de clientes para visitar a edição de 2012 da Feicorte em relação ao ano anterior. Foram 200 pecuaristas, além de 30 distribuidores de todas as regiões do Brasil. Marcello Cunha, gerente de marketing Defensivos Pastagem da empresa, explicou que, este ano, ao invés de realizar eventos extras fora do Agrocentro, a empresa optou por investir mais na feira e instalou um estande maior, com o objetivo de realizar mais negócios dentro da própria feira. “A Feicorte é a feira de maior importância da pecuária de corte, no local podemos encontrar empresas de ponta, desde pesquisa às mais recentes tecnologias.”
Para a Dow AgroSciences, o auge da Feicorte foram a terça e a quinta-feira, quando um grupo de criadores convidados puderam participar de uma série de eventos como, por exemplo, o 100 Minutos, da Scot Consultoria e, inclusive, visitar a sede da empresa na capital paulista. “Para nós, este ano houve aumento de visitantes e clientes, e, principalmente, negócios. Na linha de forrageiras, vendemos cerca de 5 mil sacos dia”, conta.
Enzo Guarnieri, analista de Marketing da Bellman, considerou o movimento da feira muito positivo, com a presença de seus grandes clientes e o fechamento de negócios. “Nossa parceria com a Scot na palestra Scot Consultoria 100 Minutos foi muito produtiva, além da participação no Prêmio Nelson Pineda”, diz. “Por ser a melhor feira pecuária de corte, pretendemos manter nossa participação na edição 2013, com objetivo de ampliar espaço. Com a nova estrutura, resultado da união com a Nutreco, e equipe cresceu e foi ainda mais proveitoso o trabalho.”
“Além de vendas, focamos também no Projeto Caminho da Carne, com o objetivo de mostrar aos visitantes, clientes e pecuaristas todo o processo da pecuária, da porteira à produção de carne”, afirma Mariana Beckhauser, gerente comercial da Beckheuser. Ela conta que a empresa elegeu quatro feiras para trabalhar com maior amplitude e participação dos funcionários. “A Feicorte foi eleita como principal, por isso a equipe deve ser pontual nos contatos e negócios”, conta e acrescenta: “o público que visitou a feira estava bastante focado, o que nos gerou ganhos no volume de negócios”.
“Foi excelente nossa participação na Feicorte que é um ponto de encontro de cadeia da pecuária de corte do Brasil e representa uma oportunidade de estar mais perto dos clientes e dos técnicos. Todos os dias nosso estande teve muito movimento, recebemos muitos clientes, divulgamos nossos produtos e serviços e fizemos negociações e reuniões importantes”, afirma Fernanda Hoe, gerente de Produto da Pfizer. “Percebi que os produtores estão buscando novos produtos e tecnologias, por isso, pudemos reforçar a divulgação de Bopriva, vacina de imuno castração”, destaca Fernanda.
De acordo com Carolina Barretto, responsável pelo Marketing Pecuária da Marfrig, a Feicorte foi palco para a realização de muitas ações, entre elas o lançamento da carne Seara Hereford, assinatura de convênio com Carrefour e venda da carne certificada. “Também lançamos a marca própria da carne Viacava - CV Reserva Especial e comemoramos um ano da parceria com a Beckhauser, no projeto Caminho da Carne”, enumera. Conforme explica, o espaço da Marfrig foi ponto de encontro das raças para a degustação de carne das marcas Marfrig – Angus, Hereford e Seara Natural. “Finalizamos a Feicorte com sucesso e mais de 10 mil bois negociados”, contabiliza.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura