Caça Esporos: projeto antecipa instalação da ferrugem na lavoura da soja
A Parceria Rotta Assis, Estância Tradição (Santa Vitória do Palmar/RS) venceu o grande campeonato de machos PC da 2ª Exposição Nacional de Rústicos – Angus. O julgamento ocorreu sexta-feira (16/10), em Bagé/RS.
O lote 38 (1410, 1406, 1437) da Parceria Rotta Assis obteve, inclusive, o prêmio de melhor touro PC da Nacional com o exemplar de tatuagem 1406. Os expositores de Santa Vitória do Palmar levaram, também, o título de terceiro melhor trio de machos PC, lote 24 (1503, 1523, 1522). Rogério Rotta Assis, um dos proprietários dos lotes campeões, comemorou ao faturar os títulos já em uma primeira participação na Nacional de Rústicos. “As premiações mostram que estamos no caminho certo, especialmente por ganharmos numa praça tão tradicional e qualificada quanto Bagé”, pontuou. O trio reservado grande campeão de machos PC é o lote 47 (G205, G209, G199) do Condomínio Yordi Vicente e Silva, Estância Vista Alegre do Ponche Verde (Dom Pedrito/RS). Os jurados Raúl Irazabal e Ignacio Algorta parabenizaram os criadores pelo elevado nível dos animais a campo. Ricardo de Souza Dias atuou como árbitro.
O presidente da ABA, Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, reiterou que a 2ª Exposição Nacional de Rústicos – Angus alcançou os objetivos propostos ao reforçar a presença da raça, no Interior: “Tivemos número expressivo de animais, ou seja, 140 animais a campo; nível zootécnico muito bom e um trabalho do Núcleo de Criadores de Aberdeen Angus de Bagé aliado ao da Associação e Sindicato Rural de Bagé, que apoiou a exposição.” Mello ainda considerou fundamental o trabalho dos técnicos da ABA, envolvidos, e dos expositores para o êxito da mostra.
Julgamento de argola da raça ocorreu paralelo à Nacional de Rústicos
Paralelo à 2ª Exposição Nacional de Rústicos – Angus, ocorreu o julgamento de classificação de animais de argola, da raça, na 97ª Expofeira de Bagé. A grande campeã da raça foi a Cabanha Sossego Angus do Sarandy (Santana do Livramento/RS), de Luiz Pedro Duarte Escosteguy, com a fêmea com cria ao pé Cambá Pyta 65 JCK 132 TE. A reservada grande campeã da raça foi a Fazenda do Leão (Minas do Leão/RS), de Irani Bertolini com a fêmea Bertolini 77. Como terceira melhor fêmea destaque para a Cabanha da Maya PAP (Bagé/RS), de Zuleika Borges Torrealba, com a vaca jovem Maya 47 TE Delicada. Nos machos, o grande campeão pertence a Cabanha da Maya PAP com o exemplar Maya 40 TE Ditador. O reservado grande campeão também ficou com a Cabanha da Maya PAP com o touro sênior Maya TE35 Cancheiro K. Rob Impala. O título de terceiro melhor macho da raça foi para a Cabanha Sossego Angus do Sarandy (Santana do Livramento/RS), de Luiz Pedro Duarte Escosteguy, com o touro jovem Cambá Pyta Camb 549 Wid 22 TE.
Fonte: Associação Brasileira de Angus (
de Imprensa Luciana Bueno; MTb/RS 8508 (51) 9181 7734
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura