Exportações de milho registram queda

10.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Dados preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que, em julho, os embarques de milho mantiveram-se em baixa, totalizando 154,3 mil toneladas.

Na comparação com o mês anterior houve queda de 3,4%. Comparando com o mesmo período de 2008, o recuo foi de quase 60%.

Com o real em valorização, principalmente em relação ao dólar americano, o preço médio do milho brasileiro encontra-se em um patamar relativamente elevado no mercado internacional.

De janeiro a julho deste ano foram embarcadas aproximadamente 3,54 milhões de toneladas, contra 3,30 milhões no mesmo período de 2008.

Vale destacar que o desempenho em 2009 só não é pior por causa do bom volume exportado nos dois primeiros meses do ano, que corresponde a 59% do total.

Enquanto isso, no mercado interno os preços não encontram sustentação para alta. Os estoques elevados, a fraca comercialização e as exportações aquém do esperado são os principais fatores baixistas.

Para agravar ainda mais a situação, ficam as incertezas quanto à realização dos leilões da Companhia Nacional de Abastecimento para os próximos meses, que por questões financeiras poderão ser suspensos novamente.

Rafael Ribeiro de Lima Filho

Scot Consultoria

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025