Exportações de animais vivos caem em agosto

14.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

As exportações brasileiras de gado em pé caíram em agosto. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no último mês foram embarcados cerca de 55,8 mil cabeças de bovinos vivos, uma queda de 25% em relação ao volume exportado e julho.

Todos os animais enviados em agosto tiveram como destino a Venezuela e saíram do Pará, tradicionais importador e exportador de gado vivo, respectivamente. Apesar da queda, desde janeiro o Brasil exportou 421,27 mil animais, resultado 25% superior a igual período de 2009.

A Venezuela, que em 2009 comprou mais de 95% de todos os animais exportados pelo Brasil, restabeleceu recentemente relações diplomáticas com a Colômbia, antigo fornecedor de gado em pé para o país do Hugo Chávez. Dessa forma, essa retomada de relações entre os dois países pode fazer crescer a concorrência com o Brasil no posto de grande fornecedor de animais vivos para o mercado vizinho.

Alex Santos Lopes da Silva

Scot Consultoria

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025