FMC lança nematicida Rugby 200 CS e apresenta nova tecnologia de aplicação

13.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

A FMC Agricultural Products acaba de lançar ao mercado o nematicida Rugby 200 CS, especialmente voltado para o controle do nematoide-das-galhas na cultura de café, e que apresenta como diferenciais a formulação líquida e micro-encapsulada, longo residual e ação por contato e ingestão.

Entre os benefícios do uso do Rugby estão ainda à sua liberação gradual e prolongada ação residual, rápido início de controle e ação sobre todas as fases dos nematóides. “Devido ao seu tamanho microscópico, muitas vezes a presença dos nematoides só é percebida quando o dano já ocorreu. Por esta razão, além do manejo adequado nas áreas, é indicada a identificação dos nematoides para o efetivo controle por parte do Rugby. Ficamos satisfeitos em poder auxiliar o cafeicultor a obter melhores resultados produtivos, por meio do melhor controle da praga”, explica Gustavo Canato, gerente de produtos da FMC.

O manejo correto das infestações de nematoides nas lavouras de café pode diminuir em até 50% as perdas de produtividade em uma safra. Os cafeicultores devem ficar atentos aos nematoides, que causa danos ao sistema radicular da planta, prejudicando a absorção de água e nutrientes pelas raízes, o que pode provocar murcha das folhas e, em casos mais graves, queda da produtividade do cafezal e até morte das plantas.

Diferencial para aplicação

Para potencializar a eficiência do produto e garantir a aplicação segura, os profissionais da FMC desenvolveram em conjunto com a Mecmaq, de Piracicaba uma barra especial para aplicação do Rugby 200 CS, feita de borracha especial e resistente, com sistema de aplicação protegida e articulada que pode ser acoplada ao maquinário já utilizado pelos produtores.

“A proposta é que a barra remova as folhas que permanecem embaixo da saia do café, viabilizando aplicação correta do produto, de forma a alcançar o alvo desejado, já que a aplicação deve ser direcionada com espaçamento entre 50 e 60 cm e sem obstáculos. Além de preservar a segurança do aplicador”, completa Matheus Rossi Rodrigues, Representante de Desenvolvimento de Mercado da FMC.

Tecnocafé

Para apresentar a novidade aos produtores de café, a FMC está realizando 11 eventos especiais chamados Tecnocafé, que consiste em eventos técnicos e Dias de Campo nos principais pólos cafeeiros do país Alta Mogiana Paulista, alto do Paranapaíba, Sul de Minas, região de Franca, Bahia e Centro-Oeste Mineiro.

Cada Tecnocafé será realizado em duas etapas: No primeiro dia, os convidados são recebidos por baristas que apresentam receitas diferentes com café e assistem à palestra técnica com o nematologista, ou ; seguida por apresentação do produto.

No dia seguinte, os participantes acompanham uma dinâmica de campo, chamada Caça ao Nematoide na qual poderão verificar os impactos das infestações de nematóides, bem como acompanhar a retirada de amostras do solo.

A ação de Campo Caça ao Nematoide é organizada em 3 estações:

1ª. estação o produtor vê a importância da amostragem de solo e raiz, conhece e avalia o dano do nematóide nas raízes com o auxilio do nematologista (Profa. Dra. Maria Amélia da Universidade Federal de Uberlândia ou Prof. Dr. Pedro Luiz Martins Soares da Unesp de Jaboticabal).

2ª. estação tem mais informações sobre o Rugby 200 CS e todos os cuidados para manuseio e aplicação.

3ª.estação conhece a barra de aplicação desenvolvida pela equipe de desenvolvimento de mercado da FMC em conjunto com a empresa Mecmaq.

Cronograma

14/setembro: Vitória da Conquista/BA

22/setembro: Medeiros/MG

Maria Emília Zampieri

Alfapress Comunicações

(19) 2136-3504

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro