Expointer receberá equipamento inédito no Brasil para casquear bovinos: o Castronc

23.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, a cidade de Esteio/RS promoverá uma das principais feiras da pecuária nacional que chega a 35ª edição – Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer). Durante o evento, a ITC DO BRASIL - indústria e importadora de produtos agropecuários - destacará em seu stand o CASTRONC (tronco hidráulico para casquear bovinos). Os criadores terão a oportunidade de realizar o casqueamento de seus animais neste novo equipamento gratuitamente e conhecer os benefícios oferecidos para os bovinos e profissionais.

“Hoje é necessário pensar em produtos que atendam às necessidades do rebanho e também do profissional envolvido. Os casqueadores sofrem um grande desgaste por despenderem de muita força durante sua atividade. O CASTRONC possibilita qualidade de vida ao profissional, maior rendimento e desempenho no trabalho”, ressalta Nicolaas Nienhuys, diretor presidente da ITC DO BRASIL

O tronco não beneficia somente o animal, mas o casqueador. O uso do tronco manual faz com que os profissionais tenham problemas de dores de coluna, desgaste na rótula do braço, bursite e dores musculares. Com o uso do tronco hidráulico, o manejo do animal é realizado pelo conjunto de motores e pistões, excluindo os esforços humanos.

O grande avanço, em comparação com o tronco manual, é a eficiência do trabalho. “Hoje, os profissionais que utilizam o tronco manual sofrem com as manivelas e amarrações das patas. Com este método é possível casquear no máximo 25 animais por dia, enquanto o CASTRONC, 60 ou mais”, frisa Nicolaas.

O CASTRONC terá fabricação própria no Brasil e será produzido sob encomenda. A entrega será efetuada após 30 dias (úteis) do fechamento do pedido. A expectativa da empresa é vender até o fim do ano 40 unidades, com valor de venda a partir de R$55.000,00, sendo totalmente financiável pelo cartão BNDES/Finame.

O casqueamento em bovinos oferece bem-estar, corrige as imperfeições e facilita a locomoção do animal para se alimentar, permitindo que fique em pé sem desconforto. Evita possíveis doenças, possibilita melhor qualidade dos membros, um dos aspectos levados em conta para animais julgados em pista. Em bovinos adultos é possível corrigir pequenas imperfeições nos aprumos, já nos bezerros há possibilidade de reparar estas deficiências. Todos estes cuidados reduzem o registro de doenças relacionadas ao casco, proporciona maior lucratividade na produção e com o uso do CASTRONC este procedimento é muito mais eficiente.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025