FMC apresenta nova diretoria de Marketing e Comercial
A sanidade animal dos rebanhos do Rio Grande do Sul foi discutida, quarta-feira (02/09), na Casa da Fepagro, na Expointer 2009.
Na ocasião, os médicos veterinários Alexander Cenci e Maria Cristine Cerva, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, da Fepagro, falaram sobre iniciativas voltadas à agricultura familiar.
Os especialistas apresentaram os projetos de “Apoio à sanidade animal dos rebanhos leiteiros em propriedades de agricultura familiar” e “Identificação dos pontos de contaminação do leite e elaboração de procedimentos padrões de higiene”. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nos municípios de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Tenente Portela, Barra do Guarita, Derrubadas, Vista Gaúcha e Miraguaí.
Os pesquisadores estão analisando o perfil sanitário do rebanho leiteiro e pontos de contaminação do leite. A partir do resultado, serão definidas ações de manejo sanitário adequadas à realidade de cada propriedade e a capacitação de recursos humanos na área de sanidade animal. Isso irá contribuir para a diminuição da ocorrência de enfermidades dos rebanhos e a melhoria da qualidade do leite, afirmam os veterinários.
Gislaine Freitas
Fepagro
(51) 32.888036 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura