Ministro Cassel entrega tratores pelo Mais Alimentos na Expointer
A Embrapa Florestas participou da 32ª edição da Expointer, encerrada domingo (06/09), em Esteio/RS.
Com espaço dentro da Casa da Embrapa, a Unidade apresentou o projeto “Florestas energéticas na matriz de agroenergia brasileira”. Uma maquete mostrou desde a origem da matéria-prima florestal, em uma propriedade rural, até seus usos em forma de biocombustível.
A maquete também mostrou a pesquisa científica presente em todos estes estágios. O objetivo é demonstrar como as florestas estão relacionadas com nosso dia-a-dia e tem papel fundamental na geração de energia renovável com sustentabilidade.
Os usos da energia gerada pela biomassa florestal são diversos: desde lenha para abastecimento de residências, propriedades rurais e pequenas indústrias até produtos de alto valor agregado obtidos por meio de processos químicos,como bioenergia de segunda geração – etanol, bio-óleo, celulignina, entre outros.
A diversificação da matriz energética por meio da biomassa florestal também promove a inserção de pequenos e médios produtores no sistema produtivo, alavancando o desenvolvimento sustentável, destaca a empresa.
O espaço também divulgou tecnologias da Embrapa Florestas voltadas aos produtores rurais.
Maria Paraguaçu Cardoso
Embrapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura