Expodireto: Fundação apresenta novas variedades de soja

10.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

Durante a Expodireto Cotrijal, instituição também assina convênio de cooperação técnico científica com a UPF para o desenvolvimento de novas cultivares de soja, trigo e aveia.

A Fundação Pró-Sementes participa entre os dias 15 e 19 de março da Expodireto Cotrijal 2010, em Não-Me-Toque/RS. Nessa edição, a instituição apresenta quatro novas variedades de soja produzidas pelos obtentores ligados à Fundação.

Entre as novidades está a FPS Júpiter RR, desenvolvida pela Brasmax. A variedade possui ciclo precoce e grupo de maturação 5.9. A BRS Tertúlia RR é outro lançamento. Também de ciclo precoce, tem grupo de maturação 6.6 e foi desenvolvida pela Embrapa Trigo. As variedades Fepagro 36 RR e Fepagro 37 RR foram desenvolvidas pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária e apresentam grupo de maturação de 7.1 e 6.1, respectivamente, caracterizando-se por serem de ciclo médio e precoce.

Convênio

Na quarta-feira (17), às 11h, na Casa Cotrijal, Fundação Pró-Sementes e Universidade de Passo Fundo assinam convênio de cooperação técnico científica. O convênio irá possibilitar o desenvolvimento de novas cultivares de soja, trigo e aveia. Além disso, o acordo prevê a implementação de programas e projetos de pesquisa, experimentação, treinamentos, consultas, estágios e extensão universitária, bem como o intercâmbio de pesquisadores, professores e técnicos. O trabalho deve iniciar em breve, em cima de novas cultivares de aveia preta e branca.

Certificação e ECR

Quem visitar o estande da Fundação poderá ainda conhecer o Programa de Certificação de Sementes, o primeiro do país feito por uma instituição privada. Além disso, poderão saber mais sobre o Ensaio de Cultivares Registradas (ECR) de soja e trigo, trabalho desenvolvido pela Fundação desde 2007. Nele, são avaliadas cultivares registradas no MAPA indicadas para as mais diferentes regiões produtoras do país. O objetivo é dar suporte técnico a produtores e assistência técnica no momento de escolher quais cultivares melhor se desenvolvem em determinadas regiões. Somente de soja, são testadas 105 variedades, em 23 regiões produtoras de cinco estados brasileiros.

Todos os visitantes do estande da Fundação na Expodireto Cotrijal 2010 concorrem ao sorteio de 200 kg de semente certificada disponibilizada pela Fundação Pró-Sementes.

Fundação avalia 2,8 milhões de plantas para certificação

No trabalho de pré e pós controle realizado pela instituição dentro do Programa de Certificação de Sementes, parcelas de soja, milho, algodão e arroz de terras altas passam por análises

Atualmente, a Fundação Pró-Sementes- FPS, monitora 2.868 parcelas com as espécies de soja, milho, algodão e arroz de terras altas em campos experimentais em Passo Fundo (RS) Campo Mourão (PR), Maracajú (MS) e Primavera do Leste (MT). Elas fazem parte do controle de qualidade do Programa de Certificação , modelo inovador no Brasil e , que foi baseado em modelos europeus. As parcelas com a cultura da soja, correspondem a 97% do total monitorado.

Segundo o responsável pela Unidade Estratégica de Certificação da instituição, engenheiro agrônomo Airton Lange, esse modelo está sendo bem aceito em diversos estados do país. Atualmente a Fundação está certificando sementes no RS, SC ,PR, SP,MS,MT,BA. Para se ter noção da dimensão do trabalho, mais de 2,8 milhões de plantas estão sendo avaliadas neste verão visando a Certificação .

Lange explica que as parcelas de pré e pós-controle servem para confirmar a identidade das plantas e avaliar o grau de pureza varietal dos lotes de sementes utilizados pelos produtores inscritos junto ao MAPA para produção de sementes Certificadas. Cada parcela tem em torno de 1.000 plantas e é representativa do lotes de sementes que se encontram nos campos de produção .

Fonte: Fundação Pró-Sementes -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025