Colheita da cevada avança no Rio Grande do Sul
A projeção de cultivo é de 34.429 hectares e a produtividade de 3.245 kg/ha
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) acaba de anunciar os vencedores da sua Etapa Campeões, durante cerimônia especial de revelação, realizada em Patrocínio, em Minas Gerais (MG). O evento foi conduzido pelo apresentador Mário Freitas, com participações de cooperados, conselheiros, colaboradores, representantes das entidades do café, parceiros comerciais e convidados especiais da Expocacer.
A Etapa Campeões Expocacer faz parte de uma das fases do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, onde 6 cooperativas que também integram o Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM) fazem parte. Durante a abertura do evento, Fernando Nogues Beloni, Presidente do Conselho de Administração da Expocacer, destacou os desafios da safra e a importância da Etapa para os cafeicultores da região para promoção dos trabalhos e cafés dos produtores da região.
“Temos muito orgulho da qualidade dos cafés inscritos pelos nossos cooperados para esse concurso, mesmo tendo passado por uma safra com tantos desafios como a de 2024, superamos mais um recorde com 217 amostras apresentadas. Para atender essa demanda e prestar um serviço bom aos cooperados e aos clientes da cooperativa inauguramos um novo maquinário de preparo de cafés especiais, reestruturamos o departamento de cafés especiais, aumentando nosso time de especialistas em café e do time comercial”, destaca Beloni.
A cerimônia foi marcada por uma homenagem aos cooperados participantes do Programa Essências da Expocacer, um projeto de incentivo e apoio para produção de cafés especiais sustentáveis a pequenos e médios produtores que ainda não produzem qualidade em suas propriedades.
Para celebrar a atuação desses cafeicultores, a cooperativa presenteou todos integrantes de 2023 e 2024 com certificados, em reconhecimento ao importante trabalho realizado. Os certificados foram entregues por Karina Seibt embaixadora do programa, pelos Q-Grader Rosângela Soares e Marco Antônio de Castro, que acompanharam e assessoram os cooperados em suas fazendas.
Na ocasião, o Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Glaucio de Castro, e o Diretor Executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) ressaltaram a importância de eventos como a Etapa para promoção dos cafés especais brasileiros, especialmente do Cerrado Mineiro.
Para a Etapa Campeões Expocacer a cooperativa recebeu amostras de cafés das três categorias concorrentes: Cereja Descascado, Natural e Fermentação Induzida.
Em mais uma edição surpreendente, a revelação dos campeões da Etapa Expocacer, apresentou nomes conhecidos e novos produtores ao concurso.
Os cafés campeões foram apresentados sem as suas respectivas notas, sendo apresentadas somente as características sensoriais pela Gerente de Cafés Especiais da Expocacer, Sandra Moraes.
Entre os ganhadores estavam cooperados que já fizeram história no mundo dos cafés especais como o da Família Nunes, que em 2017 superou o recorde mundial com o café mais caro do globo no Cup of Excellence.
A produtora Lislane Parro se consagrou entre os campeões em seu primeiro concurso de qualidade de café, com a classificação em terceiro lugar da categoria Natural. Ela faz parte do time de cafeicultores que integraram o Programa Essências da Expocacer, iniciativa que instrui e incentiva de forma personalizada a produção de cafés especiais para os produtores que ainda não trabalham qualidade em suas propriedades.
Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocacer por categoria:
Categoria Fermentação Induzida
1º Lugar - Danilo Barbosa
2º Lugar - Beatriz Ap. de Souza Guimarães e Outros
3º Lugar - Osmar Pereira Nunes Junior
Categoria Natural
1º Lugar - Alexandre Alexandrini
2º Lugar - Jorge Fernando Naimeg
3º Lugar - Lislane Abadia Parro
Categoria Cereja Descascado
1º Lugar - Beloni Agropecuária Ltda
2º Lugar - Fernando Nogues Beloni
3º Lugar - Adriana Nogues Beloni
Momento tão esperado quanto a revelação dos campeões, a tradicional premiação Coffee Maker destacou o importante trabalho desenvolvido pelo colaborador e/ou equipe responsável pela qualidade dos lotes dos cafés premiados nos primeiros lugares de cada categoria.
Em reconhecimento, foi entregue uma medalha para os colaboradores das fazendas, além de uma bonificação em dinheiro.
Confira abaixo os Coffee Makers premiados:
Deyvid Oliveira Leandro - Fermentação Induzida
Marco Antônio de Castro (Marquinho do Cerrado) - Natural
Elesandra Machado Beloni – Cereja Descascado
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura