Expedição Safra lança 8ª edição e projeta safra de 200 milhões de t de grãos

18.11.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

A safra brasileira 2013/14 avança no plantio e sustenta potencial para 200 milhões de grãos, aponta a Expedição Safra, que fará o lançamento oficial de sua 8ª edição nesta quarta-feira (20), em Foz do Iguaçu. As projeções que serão apresentadas no evento vão ajudar a embasar os debates do 1º Fórum da Agricultura da América do Sul, que ocorre nos dois dias seguintes (21 e 22), também em Foz.

A tendência é que as lavouras brasileiras rendam perto de 90 milhões de toneladas de soja e 33 milhões de toneladas de milho de verão. Esses dois grãos sustentam a projeção de 200 milhões de toneladas, que considera outros 12 grãos e inclui o ciclo de inverno. A Expedição percorre 14 estados brasileiros, uma vez no plantio e outra na colheita, para acompanhar a evolução de cada safra do começo ao fim.

O Brasil tende a incrementar em 8 milhões de toneladas a sua produção de soja, cultivo que vem crescendo também na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai deve se aproximar de 160 milhões de toneladas.

As novidades e perspectivas do novo ciclo estão entre os temas do lançamento oficial da Expedição Safra, projeto técnico-jornalístico sobre a produção, o escoamento e o mercado de grãos. A recepção será a partir das 19 horas e a apresentação começa às 20 horas, no Bourbon Cataratas Convention & SPA, em Foz.

O coordenador da Expedição, Giovani Ferreira, aponta que as lavouras estão sendo favorecidas por uma boa condição climática. “O Brasil reafirma a supersafra num momento em que os principais produtores, Paraná e Mato Grosso, entram na reta final do plantio", aponta.

Na temporada 2013/14, A Expedição Safra vai a campo sob a temática “Expansão que desafia preço, mercado e sustentabilidade”, com incursões em 14 estados brasileiros. Além disso, o projeto já verificou a safra nos principais estados produtores do Corn Belt (EUA) e realizará a viagem extraordinária para a África. O projeto desenvolvido pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo pode ser acompanhado no site: www.expedicaosafra.com.br.

Serviço:

Lançamento 8ª edição Expedição Safra

Data: 20/11 (quarta-feira)

Onde: Hotel Bourbon Cataratas Convention & SPA, Foz do Iguaçu (PR)

Horário: recepção às 19h

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025