Expectativas de melhoras na comercialização do trigo

10.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

O ano de 2011 começou com boas esperanças aos produtores de trigo da região de Campos Novos. Problemas climáticos na Argentina, que sofre com o fenômeno La Niña poderão fazer com que os produtos brasileiros sejam mais valorizados.

 

Outros eventos são citados pelo diretor executivo da Copercampos Clebi Renato Dias como fatores diferenciais para que a comercialização do trigo seja satisfatória. As enchentes na Austrália e a forte nevasca nos Estados Unidos da América estão movimentando o mercado internacional e Clebi acredita que isto fará com que o preço por saco do cereal tenha um reajuste.

 

“Neste início de janeiro estamos tendo uma melhor expectativa para a comercialização do trigo. Os eventos climáticos em outros países produtores de trigo podem influenciar para que os preços do cereal brasileiros reajam e a esperança é que tenhamos um aumento de até R$ 3,00 por saco devido a essa quebra de produção internacional”, ressalta Clebi.

 

Porém, o diretor explica que estas projeções serão confirmadas se existir liquidez no mercado. “O Brasil é grande consumidor de trigo, especialmente industrial e neste ano, especialmente os produtores associados da Copercampos colheram altas produtividades e mesmo com a redução de área produtiva, o recebimento na cooperativa foi de 684 mil sacos de trigo”, comenta. Clebi Renato Dias informa que deste total recebido pela Copercampos 235 mil sacos foram comercializados, tanto para consumo como sementes do cereal.

 

“Os associados da Copercampos produziram 78 mil sacos de sementes de trigo e do total recebido do cereal, 416 mil sacos foram selecionados tipo1. Na safra 2010, porém, o recebimento de trigo tipo2 e tipo3 foi maior que na safra 2009. Isto porque a chuva no momento da colheita baixou o PH do cereal e a valorização do produto com isso é menor”, enaltece.

 

A produtividade média das lavouras da região de Campos Novos ficou em 61 sacos por hectare, alta em relação a 2009, que foi de 50 sacos/ha. A área de produção do trigo foi menor neste ano de 2010. Em 2009, o total plantado foi de 14 mil hectares e neste ano a redução de área foi de 30%.

 

Mas nem tudo é alegria na agricultura. Após a semeadura da cultura em julho, a medida de redução do preço mínimo em 10% garantido pelo governo para comercializar o trigo trouxe dúvidas aos agricultores. E em dezembro muitos produtores venderam o cereal abaixo do preço mínimo, porém, através do Conselho Administrativo, que autorizou a compra de 200 mil sacos de trigo no preço mínimo, a Copercampos agiu e contribuiu para que os produtores conseguissem vender o produto com uma margem de retorno.

 

Felipe Götz

Copercampos - Matriz / Campos Novos - SC

(49) 3541-6039

comunicacao@copercampos.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025