Cepea divulga análises retrospectivas de produtos agropecuários
O software Calibra - ferramenta computacional que auxilia na realização dos cálculos necessários para a contagem, quantificação e calibração de suspensões de esporos fúngicos, padroniza as operações de uso da Câmara de Neubauer e armazena essas informações, desenvolvido na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), será apresentado em um curso, em 28 de janeiro, das 8h às 18h, nos laboratórios da Unidade.
Conforme Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente que irá falar sobre a importância dessa padronização, a quantificação correta é imprescindível para todos os trabalhos desenvolvidos com microrganismos.
A maioria dos laboratórios utiliza como rotina a contagem direta de propágulos em microscópio ótico, pois é uma metodologia rápida, simples, requer um mínimo de equipamento e apresenta boa repetibilidade. Para este fim, utiliza-se uma lâmina especial denominada Câmara de Neubauer que exige uma série de operações matemáticas para se obter os resultados desejados. O Calibra é uma ferramenta computacional que auxilia os usuários da Câmara de Neubauer na realização dos cálculos necessários para a contagem, quantificação e calibração de suspensão de esporos, além de armazenar os resultados para consultas.
O curso irá abordar uma introdução ao software, sua instalação, a apresentação de uma metodologia padronizada para a contagem de esporos em Câmara de Neubauer, preparação dos materiais para a contagem e introdução dos dados no software com a análise dos resultados e discussão das dificuldades. Depois, será feita repetição da operação de contagem e introdução dos dados.
São 20 vagas e o investimento é de R$ 200,00. Mais informações pelo e-mail eventos@cnpma.embrapa.br ou pelo telefone (19) 3311-2602.
Cristina Tordin
Embrapa Meio Ambiente
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura