Caem exportações e produção de tratores italianos
FederUnacoma aponta queda de 15,1% nas exportações e retração de 14,5% na produção nacional de máquinas agrícolas em 2024
A evolução da soja no Mercosul será tema da conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) 2025. Em edição comemorativa dos 50 anos da Embrapa Soja, o evento acontece de 21 a 24 de julho, no Centro de Exposições e Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas (SP).
Para debater a temática, foram convidados especialistas como o pesquisador da área de melhoramento genético da MGS Melhoramento Genético e Sementes, Romeu Afonso de Souza Kiihl; o professor da Universidade Federal de Viçosa, Tuneo Sediyama; o ex- Gerente Global Investigación Soja en Nidera, Rodolfo Luis Rossi; e o sócio do Grupo Dom Mário, Gerardo Bartolomé. A conversa será conduzida pelo jornalista Giovani Ferreira.
O debate faz alusão ao tema central dos eventos sobre a comemoração dos 100 anos de introdução da soja no Brasil. Outros assuntos apresentados durante o evento serão o histórico da soja na Argentina, terceiro maior produtor do grão, e a visão de Brasil, apresentados, respectivamente, por Bartolomé, Rossi e Kiihl - considerado o pai da soja no Brasil.
Fernando Henning, pesquisador da Embrapa Soja, afirma que o objetivo é contar parte da história, mas também ressaltar o presente, mostrando como o que foi feito ao longo dos anos moldou o sistema de produção atual. “Esperamos ter um evento que congregue toda a cadeia produtiva e que esse bate-papo inicial seja um balizador dos próximos desafios que nós vamos ter para as próximas safras”, conclui.
As inscrições para o CBSoja estão abertas, e podem ser feitas de forma digital até o dia 10 de julho. Também haverão inscrições no local.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura