Eventos voltados à pecuária marcarão segundo dia Agrotins 2013

07.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Ascom Seagro-TO

Confinamento, pesquisa agropecuária, utilização de pastagens irrigadas e uso da cana na suplementação de bovinos de leite estão entre os assuntos que serão debatidos em palestras nesta quarta-feira (08), no segundo dia de Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária – 2013. A feira, com o tema “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade”, acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, das 9h às 18h, até sábado (11). Os eventos acontecerão no Pavilhão da Pecuária, Pavilhão Central e na Clínica Sebrae.

A programação no Pavilhão Central começa a partir das 9 horas, no Auditório Santa Inês, com a palestra “Produção de silagem”, com o doutor Pedro Alves Moura Sobrinho, médico veterinário da Unitins Agro. No mesmo horário, no Auditório Nelore, será realizada a mesa redonda “Perspectivas da pesquisa agropecuária no Estado do Tocantins”, com pesquisadores da UFT – Universidade Federal do Tocantins. Às 10h, no Auditório Girolando, a zootecnista e doutora em Nutrição Animal Amanda Oliveira, da empresa Premix, falará sobre as “Estratégias para aumentar a rentabilidade em confinamento”.

A programação continua no Espaço Pecuária, no Auditório Sebrae, a partir das 9 horas, com a palestra “Utilização de pastagens irrigadas na pecuária de corte”; às 10h, “Manejo reprodutivo para bovinos de corte”; e, às 11h, “Estratégias na suplementação para bovinos de corte no período da seca”. A programação continuará à tarde, no mesmo espaço, a partir das 14h, com a palestra “Utilização da cana na suplementação de bovinos de leite”.

A pecuária tem papel importante na economia tocantinense. Atualmente o Estado exporta carne bovina para mais de 130 países. A carne, seus produtos e subprodutos ocupam o segundo lugar na balança comercial, respondendo com 22,5% nas exportações em 2012, ou seja, US$ 145.416.317 e 32.374.419 toneladas enviadas para países como: Portugal, China, Rússia e Espanha. Estes quatro países têm maior preferência pelos produtos tocantinenses, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Para a bovinocultura de leite, a produção atual do Tocantins é de 233 milhões de litros, distribuídos em 15.053 propriedades rurais.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025