Técnicos mapeiam ocorrência de ácaro vermelho em Roraima
Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários do Cafeeiro é o tema de evento que acontece no dia 19 de agosto, das 8h às 18h, na Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda), em Guaxupé/MG.
O evento pretende discutir o comportamento de doenças e pragas do cafeeiro, diante das mudanças climáticas previstas para os próximos anos, com a comunidade envolvida com a produção de café, especialmente a abrangida pela Cooxupé - Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda. Serão também apresentados estudos em andamento abrangidos pelo projeto Climapest.
Público-alvo: cafeicultores, cooperados, consultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e demais interessados.
De acordo com os organizadores, em todo o mundo são previstas, para os próximos anos, mudanças climáticas que incluem alterações na temperatura do ar e no regime de chuvas, além do aumento na concentração de gás carbônico atmosférico. Presume-se que essas modificações poderão influenciar a cafeicultura brasileira e, especialmente, as pragas e doenças que incidem sobre esta cultura.
No projeto nacional em rede, denominado Climapest, realizado pela Embrapa Meio Ambiente, em colaboração com o Instituto Agronômico (IAC) e o Instituto Biológico (IB), estão em andamento estudos visando prever o efeito dessas mudanças climáticas sobre os principais problemas fitossanitários da cultura do cafeeiro. Os estudos se baseiam no comportamento de pragas e doenças nas diversas regiões produtoras de café arábica do Brasil e nas principais alterações climáticas previstas para estas regiões. Outro importante fenômeno a ser analisado é o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, o principal gás envolvido no efeito estufa, cuja concentração atual já é muitas vezes maior do que a do início do século passado, sobre pragas e doenças de importância primária para o cafeeiro, como a ferrugem, a cercosporiose e o bicho-mineiro.
8h Recepção
9h Abertura
9h30 Expectativas dos cafeicultores em relação às mudanças climáticas
Carlos Alberto Paulino da Costa
Cooxupé
10h Mudanças climáticas e problemas fitossanitários do cafeeiro
Apresentação do Projeto Climapest
Raquel Ghini
Embrapa Meio Ambiente
11h30 Discussão
Coordenação: Antônio Augusto Ribeiro de Magalhães Filho
Cooxupé
12h Almoço
14h Impacto das mudanças climáticas sobre doenças do cafeeiro
Flávia Rodrigues Alves Patrício
IB/APTA
14h20 Impacto das mudanças climáticas sobre nematóides do cafeeiro
Mário Massayuki Inomoto
Esalq/USP
14h40 Impacto das mudanças climáticas sobre as pragas do cafeeiro
Paulo Rebelles Reis
Epamig
15h Impacto das mudanças climáticas sobre a fisiologia do cafeeiro
Joel Ireneu Fahl
IAC/APTA
15h30 Intervalo
16h Cultivares resistentes a problemas fitossanitários como medida de adaptação às mudanças climáticas
Luiz Carlos Fazuoli
IAC/APTA
16h20 Medidas de adaptação ao novo cenário climático
Roberto Antonio Thomaziello
IAC/APTA
16h40 Discussão
Coordenação: Wagner Bettiol
Embrapa Meio Ambiente
18h Encerramento
Antônio Augusto Ribeiro de Magalhães Filho
Engº Agrônomo. Pós-graduação em Agronegócios. Gestor de negócios e Superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda - Cooxupé.
Carlos Alberto Paulino da Costa
Engº Agrônomo. Presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda - Cooxupé.
Flávia Rodrigues Alves Patrício
Engª Agrônoma. Doutora em Fitopatologia. Pesquisadora do Centro Experimental Central, Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - IB/APTA.
Joel Ireneu Fahl
Engº Agrônomo. Doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia). Pesquisador do Instituto Agronômico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - IAC/APTA.
Luiz Carlos Fazuoli
Engº Agrônomo. Doutor em Biologia Vegetal. Pesquisador do Centro de Café Alcides Carvalho, Instituto Agronômico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - IAC/APTA.
Mário Massayuki Inomoto
Engº Agrônomo. Doutor em Entomologia. Professor associado da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo - Esalq/USP.
Paulo Rebelles Reis
Engº Agrônomo. Doutor em Entomologia. Pesquisador do EcoCentro, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig e professor convidado da Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Raquel Ghini
Engª Agrônoma. Doutora em Fitopatologia. Pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do Macroprojeto Climapest.
Roberto Antonio Thomaziello
Engº Agrônomo. Pesquisador do Centro de Café Alcides Carvalho, Instituto Agronômico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - IAC/APTA e bolsista da Embrapa Café.
Wagner Bettiol
Engº Agrônomo. Doutor em Fitopatologia. Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente.
Anamaria Mayer Dentzien
Raquel Ghini
Wagner Bettiol
Embrapa Meio Ambiente
Mário Ferraz Araújo
Cooxupé
Flávia R. A. Patrício
IB/APTA
Oliveiro Guerreiro Filho
IAC/APTA
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas a 250 participantes. Os interessados devem enviar ficha de inscrição aos cuidados de Anamaria, pelo Fax (19) 3311-2640 ou Tânia/Maria Claudia, pelo Fax (35) 3696-1100.
Informações adicionais:
Embrapa Meio Ambiente
(19) 3311-2681
Cooxupé
(35) 3696-1135
(35) 3696-1172
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura