Foi aberta a colheita do trigo no Rio Grande do Sul
Até o momento, as máquinas já colheram mais de 5%, aproximadamente 60 mil hectares de uma produção estimada pela Emater/RS-Ascar em 3,59 milhões de toneladas
Nos dias 19, 21, 26 e 28 de outubro, será realizado o 9º Encontro sobre pequenas frutas e frutas nativas do Mercosul. Aberto ao público interessado no tema, o evento busca divulgar inovações tecnológicas para os sistemas de produção de morango, pequenas frutas e frutas nativas. Os quatro módulos serão realizados de forma virtual, pelo canal da Embrapa no YouTube, sempre às 14h. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no site do evento.
Ao todo, serão seis painéis, com relatos de pesquisadores e produtores: Novos formatos de comercialização de frutas e consumo; Produção fora de época (forçada ou programada) de amora-preta; Cultivo de mirtilo e framboesa em regiões não tradicionais – clima tropical; Agregação de valor às frutas nativas; Organização da cadeia; e Tecnologias Embrapa para produção de pequenas frutas e frutas nativas.
Durante o evento, também haverá apresentação de uma nova cultivar de amora-preta da Embrapa destinada para a indústria, a BRS Ticuna, e lançamento de publicações. A palestra inaugural será realizada no dia 19 de outubro, às 14h15min, com o ex-pesquisador da Embrapa Lídio Coradin, que abordará a iniciativa “Plantas para o Futuro”, da qual é coordenador nacional, dando enfoque à riqueza das frutas nativas.
O Encontro sobre pequenas frutas e frutas nativas do Mercosul é uma promoção da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Emater/Ascar/RS, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (SEAPPR), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPel) e Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS ).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura