Marco regulatório: benefícios para setor sucroenergético
ETH Bioenergia baliza estratégia para a produção de etanol e inaugura Usina Santa Luzia, com capacidade inicial para esmagar até três milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.
A nova unidade, inaugurada em Nova Alvorada do Sul (MS), quarta-feira (14/10), será a segunda unidade da empresa na região, podendo ampliar em 6,25% o esmagamento de cana-de-açúcar, passando a 47,9 milhões de toneladas ano.
Segundo o presidente da ETH, José Carlos Grubisich, a empresa, controlada pela Odebrecht, em associação com a japonesa Sojitz Corporation, focou seus investimento na sustentabilidade econômica, social e ambiental. Ele ressalta que a ETH pretende, até 2015, investir R$ 6 bilhões para o desenvolvimento de três pólos de energia renovável no Brasil: em Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Grubisich, além de revelar a estratégia da ETH no Brasil, ressalta a importância logística da instalação da nova unidade no Estado, o crescimento do setor na região e o apoio institucional dado pelo governador André Puccinelli ao projeto que, afirmou, permitiu sua construção no prazo recorde de 13 meses. “A escolha pelo Estado se deu, sem dúvida, por sua localização estratégica, além do que, o apoio do governo Estadual foi decisivo”, destacou.
O presidente da ETH acredita que os investimentos realizados e previstos pela empresa em Mato Grosso do Sul, terão significado inequívoco para produtores e investidores nacionais e estrangeiros. “A ETH acredita no potencial da energia limpa, tem um projeto sólido para o setor e comprova que o Brasil possui vantagens competitivas para consolidar-se como um importante fornecedor de etanol ao mundo”, apontou.
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a ETH ao inaugurar mais uma nova unidade, impõe ao setor no Estado e País, um marco simbólico de grande significado, principalmente ao mercado internacional. “A Odebrecht, ao lado de um importante parceiro japonês, além de sua experiência comercial em três continentes, apontam para a consolidação do mercado internacional de etanol”, comemora.
Novos investimentos
Durante a inauguração, o presidente da ETH falou pela primeira vez em público sobre a fusão com a Brenco - usina de bioenergia que possui dois projetos no Estado - e declarou que os investimentos previstos serão mantidos. A união das empresas poderá criar a maior produtora de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e do mundo.
O governador André Puccinelli, em seu discurso durante a solenidade, se colocou a disposição da empresa para auxiliar e apoiar a instalação das unidades previstas. “Estarei ao lado, dando apoio aos que de forma decidida e ousada apóiam o desenvolvimento regional, trazendo investimentos ao Estado”, conclui.
Alexssandro Loyola
Assessoria de Imprensa Seprotur
(067) 3318-5053 ou
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura