Massey Ferguson bate novo recorde de vendas de tratores em outubro
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lança nesta segunda-feira (16/11), o Estudo Nacional sobre a Realidade das Escolas Rurais.
O projeto será realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o Instituto Paulo Montenegro. A iniciativa visa traçar um panorama da educação no meio rural, diante da inexistência de dados oficiais que avaliem a qualidade do ensino no campo. A ideia é realizar um levantamento em cem escolas em 50 municípios de dez estados.
A pesquisa abordará questões como a infraestrutura das escolas, o perfil e a formação dos professores e os motivos que levam à evasão escolar de alunos do ensino básico nas escolas rurais. “É necessário conhecer mais intimamente a realidade para enfrentarmos o problema de frente. Não podemos deixar este problema de lado”, enfatiza Kátia Abreu. “Vamos levantar as principais dificuldades vivenciadas por alunos, professores e funcionários em relação à escola nas áreas rurais”, explica o secretário-executivo do Instituto CNA, Marcelo Garcia.
Para ajudar neste levantamento, o Sistema CNA/SENAR, Ibope e Instituto Paulo Montenegro buscarão o apoio de entidades que defendem a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Garcia diz que a falta de informações sobre a educação no campo foi constatada por meio do Observatório das Desproteções Sociais, criado neste ano pelo Instituto CNA para identificar as principais carências no meio rural. Segundo ele, descobriu-se, por exemplo, que o Prova Brasil, exame realizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o ensino no Brasil, não foi aplicado em 2005 e 2007 nas escolas da área rural.
“O MEC alegou dificuldades logísticas para se chegar às escolas e optou por não fazer a prova. Por causa dessa decisão equivocada, uma imensa rede de ensino está sem avaliação e não tem seu Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para sustentar o planejamento estratégico de ações que possam identificar e enfrentar os problemas de cada escola. Assim, vivemos um processo de total esquecimento da rede escolar não urbana”, completa Garcia.
O lançamento do Estudo Nacional sobre a Realidade das Escolas Rurais ocorre segunda-feira, (16/11), às 15h, em São Paulo, no auditório do Ibope (Alameda Santos 2101 – Cerqueira César – São Paulo/SP).
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA - (61) 2109 1419 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura