Mapa prioriza leilões para apoiar safra de trigo
Mais três estudos de zoneamento agrícola de risco climático estão disponíveis para produtores de feijão (2ª safra), uva e coco nos estados do Paraná, Bahia, Pernambuco e Pará.
As normas publicadas nesta quinta-feira (12/11) no Diário Oficial da União indicam o melhor período para o plantio e os municípios mais aptos para o cultivo dos produtos.
A Portaria Nº 278 aponta o estudo para a cultura do feijão, safra 2009/2010, no Paraná. De acordo com o zoneamento agrícola, o feijoeiro comum é cultivado por pequenos e grandes produtores, em todas as regiões brasileiras. Temperaturas muito altas ou muito baixas prejudicam a floração e provocam queda na produtividade. Na safra 2008/2009, o Paraná produziu 341,5 mil toneladas de feijão (2ª safra), conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os produtores de uva da Bahia e de Pernambuco, safra 2009, encontram as normas do zoneamento agrícola de risco climático nas portarias Nº 279 e Nº 280. O plantio de videiras nos dois estados está voltado principalmente para o mercado de uvas de mesa e se concentra em regiões semiáridas. A produção de Pernambuco também se destina à fabricação de vinho.
As melhores condições para o plantio do coco, safra 2009, no estado do Pará estão expressas na Portaria Nº 281. O coqueiro se desenvolve melhor com chuvas de 1.500 mm ao ano e em temperaturas de 27º C. O Pará é o segundo maior produtor de coco do País, com colheita de mais de 250 mil toneladas de frutos por ano.
Portaria Nº 278
Portaria Nº 279
Portaria Nº 280
Portaria Nº 281
Laila Muniz
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura