Estudo orienta plantio de pupunha

25.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Débora Bazeggio

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (25), as condições mais favoráveis para o plantio de pupunha em nove estados brasileiros. O estudo de risco climático informa que a palmeira pode ser cultivada no Acre, em Rondônia, no Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro, na Bahia, em São Paulo, em Minas Gerais e no Pará.

As informações como os tipos de solo aptos ao cultivo, o período de plantio, as cultivares mais indicadas e a lista dos municípios contemplados pelo estudo estão detalhados nas portarias de número 256 a 264. O zoneamento agrícola indica o melhor período para se plantar em cada município do país, segundo a análise histórica do comportamento do clima. Dessa maneira, é possível orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

Para o bom desenvolvimento da pupunha, é necessário uma precipitação pluviométrica de, no mínimo, 1.300 mm, bem distribuída ao longo do ano. Além das chuvas, a temperatura média anual deve ser acima de 22ºC.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025