Estudo orienta plantio da palma forrageira e abacaxi

07.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

Os produtores de palma forrageira na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí e abacaxi em São Paulo devem ficar atentos ao zoneamento de risco climático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a safra 2010/1011, publicado do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7/7). O estudo indica o melhor período para plantio, solos aptos ao cultivo e municípios adequados para o desenvolvimento das culturas.

Conforme as

, a palma forrageira exige pouca água, constituindo-se em excelente alternativa para regiões semi-áridas. Foram considerados como aptos ao plantio os municípios que apresentaram, em pelo menos 20% de sua superfície, condições térmicas e hídricas dentro dos critérios estabelecidos em, no mínimo, 80% do período avaliado.

Já os produtores de abacaxi em São Paulo devem seguir às orientações da

. Originário do Brasil, o abacaxi é economicamente explorado na maioria dos estados brasileiros, tendo importante contribuição na geração de emprego e renda. Fruto típico das regiões tropicais e subtropicais é sensível ao déficit hídrico, especialmente durante o período de crescimento vegetativo, quando são determinados o tamanho e características da frutificação.

Sophia Gebrim

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025