Pesquisadores mobilizados para conter avanço da brusone do trigo no mundo
Projeto internacional coordenado pela Universidade do Estado do Kansas será apresentado na 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale
É expressiva a participação do agronegócio na economia brasileira, já que o país é o mais extenso da América Latina e possui condições ideais para a produção agroindustrial. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - ABCSEM, o setor de horticultura (produção de frutos, legumes, árvores, arbustos e flores) é o responsável por empregar 2,4 milhões de pessoas e movimentar cerca de 100 bilhões de reais. Entretanto, mesmo com a produção tendo aumentado consideravelmente nos últimos anos, a mecanização do setor continua estagnada.
O cultivo de melancias, por exemplo, é bastante significativo no país, mas sua colheita ainda é quase totalmente manual. Esse tipo de processo, além de poder ocasionar problemas de saúde aos trabalhadores, gera em média 30% de perdas, causadas por quedas de produtos e baixo controle de qualidade.
Pensando nisso, estudantes de Engenharia Mecânica da FEI desenvolveram um projeto que visa mecanizar a colheita de melancias. Denominado de EasyCrop, o projeto pensa na colheita por meio de um sistema auto propelido de captação, elevação e transporte de melancias, evitando problemas de ergonomia e esforços físicos excessivos ao trabalhador rural. O sistema também reduz a perda de produtos e melhora o controle de qualidade.
Além do EasyCrop, os alunos da FEI também têm desenvolvido projetos com foco na melhoria de outros processos, como atracagem de navios de carga e colheita de feijão.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura