Estão abertas as inscrições de trabalhos técnicos e científicos para o VII Workshop Agroenergia realizado pela APTA

14.02.2013 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Estão abertas as inscrições de trabalhos técnicos e científicos para apresentação no VII Workshop Agroenergia: Matérias-Primas. Até o dia 30 de março de 2013 os interessados podem enviar seus trabalhos pelo site

. O Workshop é promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), por meio do Polo Centro-Leste/APTA Regional e do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, ambos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento acontece em 5 e 6 de junho, em Ribeirão Preto. "O Workshop tem o objetivo de fomentar o debate em torno da produção de etanol e seus subprodutos, biodiesel, bioetanol, cana-de-açúcar e culturas agroenergéticas em geral, focando a preservação do solo, fitossanidade, mecanização e fitotecnia em matérias-primas para Agroenergia. Também serão apresentadas oportunidades decorrentes de novas tecnologias geradas para a matriz energética brasileira e mundial, correlacionadas à consciência ambiental e às necessidades econômicas”, afirma o pesquisador da APTA, José Roberto Scarpellini.

Durante o evento, serão abordados diferentes temas apresentados por especialistas e pesquisadores, como matérias-primas para produção de etanol, estratégias para viabilização do sorgo sacarino na produção do etanol, técnicas conservacionistas para renovação dos canaviais, aumento de produtividade, variação de adubação e calagem, táticas para a redução de problemas fitossanitários na cana, sorgo e demais culturas energéticas, além de novos programas desenvolvidos por diversas Instituições, usinas e empresas. Um experimento conservacionista em cana também será visitado pelos participantes. "Pretendemos fazer um balanço da safra de sorgo sacarino e discutir as perspectivas futuras da cultura, sobretudo com relação ao sistema de colheita, pois existe tendência de utilização de colhedoras forrageiras a custo menor do que as tradicionais em cana”, afirma o pesquisador da APTA e presidente da comissão científica do evento, Denizart Bolonhezi.

Os engenheiros agrônomos, gerentes técnicos, produtores rurais, pesquisadores, e estudantes poderão participar de mesas-redondas, palestras, painéis, e visitar estandes, campo de pesquisa ou demonstração e espaços de patrocinadores.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025