Estado do Rio Grande do Sul começa a preparar safra de trigo

17.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Raquel Aguiar

Com a safra de verão praticamente encerrada, as atenções voltam-se para o trigo. No momento, é intensa a atividade de planejamento da lavoura com a aquisição de fertilizantes, sementes e outros insumos. Segundo o levantamento semanal sobre as culturas elaborado pela Emater/RS-Ascar, as primeiras informações das regiões produtoras mostram uma relativa tendência à estabilidade quanto à área ocupada em relação ao ano passado, podendo ficar ao redor de um milhão de hectares. Uma ideia mais precisa só será possível no final deste mês, quando deverá estar finalizado o Levantamento de Intenção de Plantio para a safra de inverno 2013.

A safrinha do feijão encontra-se nas fases de enchimento de grãos, maturação e colheita, sendo esta com cerca de 30% já concluídos. A qualidade do produto retirado das lavouras é boa, caracterizando-se, na sua grande parte, como tipo 1, e a produtividade média está em torno de 1.388 quilos por hectare. Com os preços atrativos, os produtores estão ofertando a produção assim que colhem.

Na região da Campanha, as bergamotas sem sementes estão em plena colheita, sendo que as laranjas estão em fase inicial de colheita. No Noroeste, as variedades de bergamotas precoces já foram colhidas e destinadas principalmente para a indústria de sucos, mesmo destino das laranjas precoces que estão sendo colhidas. Destaca-se o bom volume de comercialização de sucos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os produtores estão investindo na expansão dos pomares de laranja através de programas do Governo do Estado. As temperaturas amenas têm reduzido o ataque de pragas, principalmente moscas-das-frutas.

Os produtores de morango estão em intensa atividade preparando os canteiros e as sacolas de substrato. As lavouras cultivadas em ambientes protegidos, utilizando substrato, que mantiveram as mudas do ano passado e que foram submetidas à poda drástica e seleção das coroas no mês de janeiro, já se encontram em plena produção, principalmente nos locais de mesoclima mais quente, como a várzea do Rio Caí, e região Central. As plantas estão com boa sanidade e produtividade, e as frutas estão com sabor satisfatório. Preço médio junto à propriedade em R$ 6,00 o quilograma.

As condições climáticas da última semana foram caracterizadas por chuvas localizadas, de baixa intensidade, associadas com temperaturas amenas, fato que resultou em um período com condições climáticas razoáveis para o desenvolvimento da apicultura. Nesta época do ano, os apicultores estão realizando as práticas de manejo de entrada de inverno, tais como remoção dos obstruidores de alvado, retirada de melgueiras, entre outras, visando ao aquecimento das colmeias. Em relação à flora apícola, em muitas regiões, poucas espécies estão na fase de floração, algumas restritas à floração de algumas espécies de eucaliptos, com pequenas quantidades de pólen e néctar disponíveis.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025