Estação Meteorológica moderniza assistência a agricultores em Flores de Goiás

Iniciativa conta com vários parceiros e pode beneficiar cerca de 2.500 pessoas; investimento é da ordem de R$ 2 milhões

28.03.2024 | 14:12 (UTC -3)
Codevasf, edição Revista Cultivar
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A inauguração de uma Estação Meteorológica no Vão do Paranã, no Nordeste de Goiás, promete modernizar a vida de 10 famílias de agricultores locais. Implementada nesta semana, em Flores de Goiás, a novidade consiste em mais uma etapa do projeto-piloto de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na região. O investimento é da ordem de R$ 2 milhões.

A iniciativa envolve a capacitação dos produtores, atividades sociais com a comunidade local e o desenvolvimento de um aplicativo com dados climáticos que vai auxiliar no manejo da irrigação. As informações coletadas pelos produtores de manga e maracujá serão fornecidas pela Estação Meteorológica. 

A inauguração da Estação é fruto de uma parceria da Codevasf com a Embrapa Cerrados, e visa o monitoramento dos insumos de água e solo. “É uma tecnologia que vai impactar de forma positiva a vida desses agricultores porque eles vão poder controlar e manejar a lâmina d'água aplicada nas suas lavouras. Isso representa economia de água e energia elétrica e uso eficiente desse insumo importante para a terra”, avalia Andréa Sousa, secretária-executiva da Área de Gestão dos Empreendimentos da Área de Irrigação e Operações da Codevasf. 

Aplicativo com dados climáticos

A expectativa é que o aplicativo esteja disponível dentro de três meses, fornecendo, em tempo real, dados de alta precisão para os produtores na palma da mão. O plano é que outras duas estações meteorológicas sejam instaladas na região: uma na cidade de Formosa, e outra em São João d'Aliança. A Estação Meteorológica instalada na área rural de Flores de Goiás vai abarcar um raio de 60 km, podendo atender até 2.500 pessoas.

“É uma região de grande potencial hídrico, com vários rios locais e duas barragens, então a água não é um fator limitante por aqui”, observa o agrônomo e Gerente de Apoio à Produção da Área de Irrigação e operações da Codevasf, Alberto do Nascimento. “Essa área de Goiás é uma das mais carentes do estado, com baixos indicadores socioeconômicos, então esse projeto vai trazer desenvolvimento, além de segurança alimentar, geração de emprego e renda para essas famílias”, elenca.

Capacitação técnica

Equipamento estratégico no manejo da irrigação, as estações meteorológicas permitem que os agricultores desenvolvam, melhor, suas plantações. A tecnologia é capaz de medir a temperatura, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento, além de medir a chuva, por meio de aparelhos como termômetro, barômetro, higrômetro e pluviômetro.

Para entender como funciona e qual a importância dessa nova tecnologia disponibilizada na região, agricultores participarão de capacitação técnica ministrada por especialistas da Embrapa Cerrados. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024