Projeto avalia níveis de acúmulo de carbono em áreas produtivas do Cerrado da Bahia
A iniciativa está na fase de coletas e amostragem de solos, e já contempla 15 propriedades rurais
Dos 900.203 hectares cultivados com arroz irrigado no Rio Grande do Sul, 202.188 hectares (22,5%) foram colhidos até a última semana. O restante se encontra ou em estádio vegetativo (0,9%), em reprodutivo (24%), ou em maturação (51,5%). Nesse mesmo período do ano já tinham sido colhidos 50% da área na safra passada.
Esses resultados indicam que teremos uma grande parte da fase reprodutiva das lavouras de arroz do Estado ocorrendo durante o mês de fevereiro e um percentual em março. No mês de fevereiro não ocorreram quedas de temperatura, dando indícios de que as lavouras de arroz que estavam em fase reprodutiva neste período possam atingir bons resultados de colheita.
Já em relação às lavouras com fase reprodutiva em março, teremos que aguardar a sequência do mês para maiores avaliações. Nesta semana, fortes eventos de chuva atingiram o Estado, paralisando a colheita.
Os dados foram tabulados pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, a partir de informações das equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) junto aos produtores gaúchos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura