Moma cria comercial para Syngenta
Diversos temas abordados durante dois dias do seminário “O Estado da Arte da Agricultura Irrigada no Brasil: Desafios e Oportunidades”, realizado em Frutal-MG, irão compor a
“Carta de Frutal”. A apresentação do esboço do documento encerrou na tarde de hoje (10) o evento. Para o pesquisador da Embrapa Cerrados e um dos coordenadores do evento, Lineu Rodrigues, o seminário foi o marco para a discussão sobre as políticas públicas para o setor.
O seminário foi uma promoção da Agência Nacional de Águas (ANA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Integração Nacional e Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Fundação HidroEX).
Outro destaque da programação do seminário foi a inauguração, na tarde de quinta-feira (9), do Núcleo de Referência e Inovação em Irrigação e Recursos Hídricos- NURII, que vai desenvolver ações voltadas ao uso sustentável dos recursos hídricos no setor de irrigação. Por meio do Núcleo, diversas ações de uso racional serão incentivadas, com ênfase para aquelas voltadas aos países de língua portuguesa.
Oficinas - No período da tarde desta sexta-feira, os participantes do seminário tiveram a oportunidade de trocar experiências em duas oficinas temáticas, realizadas no âmbito do seminário e paralelas à 3º Reunião Ordinária do Fórum Agricultura Irrigada.
Na primeira oficina, foram destacadas as pesquisas desenvolvidas nos últimos 10 anos. Estudos feitos pelo consultor do Ministério da Integração Nacional, Morethson Resende, apontam para um descompasso entre os temas pesquisados e o diagnóstico feito por produtores. Ele cita o exemplo da região Nordeste, em que o tema mais pesquisado é manejo da irrigação,
enquanto os produtores declaram como prioridade a comercialização. “Estamos pesquisando o que os produtores não consideram tão importante e que na prática nem seguem nossas orientações”, alerta.
O tema da segunda oficina foi capacitação em agricultura irrigada. O objetivo foi definir prioridades e estratégias de capacitação para a agricultura irrigada no Brasil nos próximos quatro anos. Desta oficina, participaram representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP); e do Ministério da Integração Nacional.
Os resultados das duas oficinas serão conhecidos posteriormente pelos participantes do seminário e serão objeto de trabalho conjunto entre a ANA e a Embrapa, com vistas ao alcance das propostas apresentadas.
Liliane Castelões
Embrapa Cerrados
(61) 3388-9945
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura