Dia de campo aborda cana na agroindústria e alimentação de bovinos
Benefícios à saúde: o poder das plantas medicinais da Amazônia será o tema da palestra do presidente do Conselho do Instituto de Permacultura da Amazônia (IPA) e professor da Universidade Federal do Amazonas, Moacir Biondo, nesta quinta-feira (22), às 19h30, em Brasília.
O diretor Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Sávio José Barros de Mendonça, vai abrir o encontro.
O objetivo da palestra é disseminar informações sobre o uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento utilizam práticas tradicionais nos seus cuidados básicos de saúde, incluindo as plantas medicinais ou suas preparações.
De acordo com a representante do Ministério da Agricultura no Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Rosa Maria Peres Kornijezuk, o País tem tradição no uso das plantas medicinais, vinculada ao conhecimento popular, transmitido oralmente por gerações, além de tecnologia para validar cientificamente este conhecimento. “O Brasil tem a maior diversidade genética vegetal do mundo, com cerca de 55 mil espécies catalogadas, de um total estimado entre 350 mil e 550 mil espécies”, lembra Rosa Peres.
A Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicas foi criada pelo Decreto Presidencial N° 5.813/2006), e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos pela Portaria Interministerial N° 2960/2008, disponível no link abaixo:
Confira a programação do encontro:
Inez De Podestà
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura