Ciep coloca arroz à venda e realiza compra de milho
A produção brasileira deve atingir 193,47 milhões de toneladas na safra 2013/2014, de acordo com o levantamento apresentado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no início deste mês. O desafio de colher quantidades cada vez maiores de grãos, com agilidade e eficiência operacional, menor consumo e bem-estar para o operador acaba de ser superado pela Valtra, que traz para a 37ª Expointer a colheitadeira BC8800, com a melhor relação litros por tonelada colhida entre as colheitadeiras axiais da Classe VIII.
Uma das principais novidades desta colheitadeira é o inovador sistema de limpeza de grãos de multiestágios. Isto porque o equipamento conta com um fluxo de ar direcionado, suportado por um ventilador de grande capacidade, que amplia a velocidade do ar e o direcionapara uma saída acima da peneira de pré-limpeza, eliminando assim tudo o que não for grão. Com isso, a máquina oferece maior capacidade de limpeza e diminui a sensibilidade de colheita em terrenos inclinados.
Outro fator importante da nova colheitadeira é que o diâmetro do caracol de grãos limpos foi ampliado, incrementando em 60% o fluxo de grãos. Tudo para suportar a maior capacidade de processamento do novo rotor. Vale destacar ainda que a exclusiva pré-limpeza por fluxo de ar superior acompanha toda a extensão do processador TriZone, prevenindo perdas provenientes por excesso de material ou separação tardia dos grãos. “A posição do rotor, diretamente sobre o sistema de limpeza, elimina a necessidade de caracóis transportadores, proporcionando menor dano aos grãos”, explica Douglas Vincensi, gerente de marketing do produto colheitadeira da AGCO América do Sul.
Além de possuir a maior taxa de descarga do mercado, 150 litros/por segundo, a BC8800, da Valtra, apresenta ainda um sistema que dispensa o uso da tela rotativa, o V-Flow, desenvolvido para se livrar de palhas e resíduos. O sistema previne obstruções, gasta menos energia e reduz manutenções diárias.
“A colheitadeira BC8800 é equipada com o sistema de resfriamento V-Flow, inédito no Brasil, que previne obstruções nos radiadores e mantém o motor da máquina funcionando com máxima eficácia. O V-Flow foi desenvolvido para remover automaticamente palhas e resíduos da colheita, o que significa que o produtor não precisará mais perder tempo com as paradas de máquina para limpeza diária. E, gastando menos tempo nesta operação, oferece mais capacidade de colheita. Por isso, nenhum outro sistema de descarregamento é tão rápido ou eficiente do que o da Valtra BC8800”, aponta Vincensi.
A BC8800 foi desenvolvida para operar de maneira excelente nos ambientes mais exigentes, pois o novo processador permite que o produtor possa enfrentar as condições mais difíceis de colheita, com menos custo e mais autonomia de trabalho no campo. “O DNA desta máquina foi melhorado e adaptado à lavoura brasileira. Por isso, é possível dizer que a BC8800 chega para atender a uma demanda do mercado interno por máquinas de alta performance, que permitem ao produtor rural trabalhar em janelas de colheita mais reduzidas. Esperamos reescrever a definição de Classe VIII no mercado nacional”, destaca o especialista.
Entre os grandes diferenciais da BC8800 está o exclusivo projeto em H do sistema de suporte dos côncavos, que permite que qualquer um dos 12 côncavos possa ser facilmente trocado por uma única pessoa. Os diversos tipos podem ser combinados lado a lado ou da frente para trás, para oferecer o melhor desempenho nos diversos tipos de cultura. Este novo sistema conta com suspensão por molas, que oferece mais proteção à máquina contra sobrecargas momentâneas ou entradas de elementos estranhos, auxiliando no descarte deste material.
Alimentada pelo motor AGCO POWER de 9,8 litros e 7 cilindros em linha, a BC8800 recebe mais potência e entrega mais capacidade. Além disso, todos os controles da máquina estão ao alcance das mãos e a um toque da tela, pois o Terminal C2100 com touchscreen é facilmente ajustado à altura e ângulos desejados através do suporte deslizante. O console, à direita, mantém todas as múltiplas funções da colheitadeira ao alcance dos dedos. E a alavanca multifunção giratória busca aumentar ainda mais o conforto operacional durante toda a jornada de trabalho.
Produzida com os mais modernos conceitos em equipamento para agricultura de precisão, a nova BC8800 está preparada para absorver opcionais como a telemetria Agcommand (monitoramento de máquinas agrícolas à distância), monitor de produtividade Fieldstar II (sistema para mapeamento de produção) e piloto automático AutoGuide 3000.
A BC8800 é a única máquina do mercado de colheitadeiras Classe VIII com pneus 620/70R42. Outros diferenciais são: cabine que proporciona maior conforto e visibilidade; assento com suspensão pneumática, retrovisores com acionamentos elétricos, abertura e fechamento da cobertura do tanque de grãos. Vale destacar ainda que, a colheitadeira traz 26 novas especificações em relação à máquina da classe 7. Isso tudo para atender à realidade das condições de colheita brasileira, como, por exemplo, maior capacidade operacional, robustez e confiabilidade.
Na feira, a colheitadeira BC8800 estará equipada com a plataforma Draper de 40 pés, que teve a fabricação recentemente nacionalizada, e cujo diferencial é a tecnologia de ponta disponível a custo acessível.
Outro destaque da marca para a Expointer será a colheitadeira BC4500, que tem fácil operação e alta produtividade. Financiada pelo Programa Mais Alimentos e equipada com a nova família de plataformas de corte Hiflex Série 600F, disponíveis nos tamanhos 16,18 e 20 pés, a colheitadeira BC4500 é mais baixa, larga e tem estabilidade inclusive para trabalhar em ladeiras ou terrenos inclinados. O baixo consumo de combustível vem do motor AGCO Power de 200 cv, perfeitamente adequado à aplicação agrícola.
O projeto da BC4500 visa trazer muito mais produtividade em menos tempo. A área de trilha com 0,82 m2, a maior do mercado na categoria, tem a capacidade ideal nas mais variadas velocidades e taxas de alimentação. Para trabalhos onde a qualidade dos grãos é mandatória, as regulagens independentes (frente e atrás) do côncavo podem ser ajustadas para um desempenho superior nesta classe de máquina. O que torna a BC4500 ainda mais capaz é a sua retrilha independente que, aliada ao sistema de limpeza com caixa de peneira bi-partida, ventiladores individuais e divisórias altas de peneiras, preparada para colheitas em terrenos inclinados, produz grãos com excelente qualidade, limpos e prontos para comercialização. O tanque de grãos de 5.200 litros confere excelente autonomia durante o período de colheita e a sua descarga é extremamente rápida – são 86 l/s – o que demonstra a sua versatilidade e resulta em menor tempo de parada.
A Valtra também leva à Expointer a colheitadeira arrozeira BC4500R com a plataforma rígida de 20 pés, que promove um fluxo uniforme do material colhido e uma velocidade maior de alimentação, permitindo que a colheitadeira usufrua de toda a capacidade de trilha com muito menos perdas.
A BC4500R é a primeira colheitadeira desenvolvida pela Valtra destinada à colheita de arroz. Robusta, ágil e funcional, a arrozeira de alta tecnologia apresenta um dos menores pesos da categoria, (9,3 toneladas) e uma grande área de trilha, garantindo grãos de alta qualidade ao final do processo. Entre os diferenciais da máquina estão a regulagem independente do côncavo que permite ao operador regular a abertura frontal diferentemente da traseira sem a necessidade de paradas ou uso de ferramentas extras. Esta facilidade de ajuste da máquina resulta em economia de tempo e maior qualidade de grãos colhidos. O sistema de retrilha é independente e assegura a completa separação dos grãos e uma maior capacidade de trilha efetiva, pois não utiliza a área do côncavo para realizar esta atividade novamente.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura