ESPECIAL AGRISHOW: Agrishow é palco de ações para capacitação no campo

30.04.2014 | 20:59 (UTC -3)

A primeira Escola Móvel de Simulação de Operação em Colhedoras de Cana de Açúcar foi inaugurada na tarde desta terça (29/04), na Agrishow, pelo presidente da Fiesp e do SENAI-SP, Paulo Skaf.

Com investimento de R$ 1,8 milhão, o projeto faz parte de ações da entidade para ampliar a competitividade do setor, que deve atender Protocolo Agroambiental, previsto para entrar em vigor nesta safra, proibindo a queima da cana e priorizando a colheita mecanizada da cana crua.

O programa tem carga horária de 80 horas e capacidade de atender 24 alunos por mês. Com 2,5 metros de largura por 15 de comprimento, as unidades móveis tem espaço para aulas teóricas, além de três simuladores de colhedeira. “O projeto contribuirá para facilitar a capacitação dos cortadores de cana, que receberão treinamento também em máquinas reais, em outras 120 horas, facilitando e agilizando o acesso às colhedoras”, disse Skaf, explicando que se a capacitação ocorresse somente na máquina real demandaria muito tempo de uso de um equipamento necessário e caro, que custa cerca de R$ 1,5 milhão.

O presidente da Agrishow, Maurílio Biagi, ressaltou a contribuição do SESI para o Brasil, lembrando que o País precisa melhorar a sua educação, pois sem ela não progredirá. “Este projeto do SESI vem somar na área de educação”, disse Biagi.

O Senai já tem 74 escolas móveis, que atendem diversas áreas tecnológicas, sendo que esta unidade é a primeira de quatro, que serão voltadas à área de agronegócios. As outras unidades serão usadas para a manutenção de trator e de instrumentação, e devem entrar em funcionamento até o final do ano. O primeiro atendimento da unidade inaugurada hoje será feito na Usina Quatá, localizada em Marília (SP).

Também participaram da cerimônia de inauguração da unidade móvel, o professor Walter Vicioni Gonçalves, superintendente do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Carlos Pastoriza e José Vellozo, da ABIMAQ, Gustavo Diniz Junqueira, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Baleia Rossi, deputado estadual, Marinho Sampaio, vice-prefeito de Ribeirão Preto, Rodrigo Augustinho, prefeito de Bauru, Samir Nassbine, prefeito de Terra Rocha, Rafael Miotto, diretor de marketing da Case IH, entre outras autoridades.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025