Treinamento mostra como tornar propriedade funcional e limpa
Especialistas em alimentação e nutrição do Brasil, Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela participaram, de 21 a 24 de setembro, em Brasília/DF, do V Congresso Pan- Americano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças para a Promoção da Saúde.
Durante o evento, que reuniu cerca de 650 pessoas, entre autoridades, representantes dos órgãos de governo e da sociedade civil, o presidente da Associação Brasileira de Hortaliças (ABH), Paulo César Tavares de Melo, docente da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, departamento de Produção Vegetal (LPV), apresentou a palestra "Panorama da Produção, Comercialização e do Consumo de Hortaliças nas Américas", enfocando o cenário atual da cadeia produtiva de hortaliças e a situação do consumo de hortaliças nas diversas regiões do país.
O presidente da ABH lembrou que "o tema central do evento foi a promoção da saúde, a partir da ênfase na construção de um modelo de consumo de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável, reunindo diversas áreas e setores cujas ações são determinantes na qualidade de vida e saúde da população”. Já em seu discurso de encerramento do congresso, destacou o êxito alcançado pelo evento na construção de uma estratégia multissetorial visando alavancar o consumo de hortaliças para a promoção da saúde na América Latina.
Durante o congresso, foi consolidado a formação do Comitê Latino-Americano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças composto por representantes dos sete países participantes. Na oportunidade, Tavares de Melo foi escolhido como representante do Brasil. Além da missão de dar continuidade à realização dos Congressos Pan-Americanos de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças para a Promoção da Saúde, o comitê avaliou a oportunidade de estabelecer uma rede latino-americana via internet para discutir em base permanente aspectos sociais, econômicos, nutricionais, políticos e culturais que giram em torno da temática relacionada às hortaliças e frutas e seu consumo para a promoção da saúde.
A comissão organizadora do V Pan-Americano, encabeçada pela Coordenadoria Geral das Políticas de Alimentação e Nutrição (CGPAN) do Ministério da Saúde, teve a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Contou, ainda, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Embrapa Hortaliças, INCA, CONAB, CONSEA e da ABH.
Alicia Nascimento Aguiar
Esalq
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura