Congresso discute os limites da produtividade da soja
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) assinaram nesta quinta-feira (14), em São Paulo (SP), o novo convênio do Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB) para o período de 2012 a 2014. Por meio do Projeto, serão investidos R$ 2 milhões para a promoção, no mercado internacional, da genética brasileira das raças Hereford e Braford e de produtos agropecuários brasileiros.
A assinatura do convênio fez parte da programação do Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar, que tem o objetivo de apresentar às empresas do setor informações sobre o trabalho de promoção de exportações realizado pela Apex-Brasil e sobre como os empresários podem ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pela Agência.
Lançado em 2009, o Projeto BHB está consolidado com 35 empresas participantes. As exportações das empresas participantes do Projeto totalizaram mais de US$ 118 milhões em 2011. O valor refere-se às vendas de material genético (como sêmen e embriões), matrizes, reprodutores, bovinos vivos, produtos e serviços agropecuários realizados, principalmente, para países considerados alvo do Projeto BHB, como Angola, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Integram ainda a lista de mercados-alvo do Projeto os seguintes países: Argentina, Costa Rica, Equador, México, Uruguai e Rússia.
O foco do novo convênio do Projeto BHB está no posicionamento e fortalecimento da imagem setorial buscando o incremento do volume exportado e a adesão de novas empresas.
O Planejamento Estratégico da ABHB definiu como compromisso da entidade apoiar a internacionalização das empresas participantes do Projeto. A partir desse compromisso, o Projeto BHB também reforçará seus objetivos, com a realização de ações específicas para acompanhar e promover políticas públicas que possam facilitar a exportação de genética bovina e de produtos e serviços agropecuários afins, além de formar alianças estratégicas de interesse setorial.
Para promover a internacionalização das empresas e a aproximação comercial com mercados compradores, estão previstas pelo menos 27 ações de promoção no biênio 2012/2013 por meio de edições de projetos Imagem (BHB International Road Show) e Comprador (BHB International Business Travel), participação em missões técnicas prospectivas, feiras internacionais e realização de workshops no Brasil e exterior.
“O papel da Apex-Brasil é promover a internacionalização das empresas brasileiras, o aumento das exportações e a abertura de novos mercados. Essa parceria com a ABHB é uma receita de sucesso, pois conseguimos, em curto prazo, ser reconhecidos no mundo como produtores de excelência em genética de bovinos das raças Hereford e Braford, exportando também os produtos relacionados ao negócio pecuário”, explica o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini. “Acreditamos nessa excelência e na missão de produzir alimentos de qualidade para o mundo”.
Para o presidente da ABHB, Fernando Lopa, o Projeto BHB é fundamental para que o Brasil possa mostrar ao mundo a qualidade genética dos rebanhos Hereford e Braford produzidos no país. “Através da capacitação, do apoio financeiro para o fortalecimento da imagem e da orientação técnica da Apex-Brasil, o BHB tem propiciado a valorização da imagem de nossos criatórios no exterior e a divulgação dos ganhos genéticos superiores de nossos animais e da nossa estrutura de produção com sustentabilidade ambiental e econômica, que valoriza o trabalho no campo”, explica.
Segundo Fernando Lopa, o Projeto tem contribuído para o resgate da autoestima do produtor nacional: “Isso contribui para reverter nossa cultura exportadora, gerando negócios de exportação e consolidando o Brasil como importante player no mercado internacional de genética bovina”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura