BASF premia produtores que foram destaque na safra 2009/10
Perto de vinte atividades integrarão a participação de oito alunos, um docente da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), e um docente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP/CENA) no Projeto Rondon 2010. Liderados pelos professores Marcos Y. Kamogawa, do Departamento de Ciências Exatas (LCE) da ESALQ, e Helder de Oliveira, do CENA, o grupo parte para Vitória do Mearim (MA), dia 9 de julho, para tomar parte do Projeto Catirina.
O Projeto Rondon tem como objetivo promover integração social a partir da participação voluntária de estudantes universitários que contribuem para capacitar comunidades carentes em atividades sustentáveis, melhorando a qualidade de vida e renda. As ações desses alunos com as diferentes realidades do Brasil, geram desenvolvimento das comunidades assistidas.
Dessa forma, o projeto a ser realizado pelo grupo da ESALQ que permanecerá até dia 25 de julho naquele município, consistirá de ações de capacitação de servidores públicos (professores e funcionários administrativos), agricultores e estudantes. As atividades estão assim elencadas:
* intervenções - junto a alunos do ensino fundamental em educação ambiental e junto a agricultores em preservação de alternativas agrícolas para aumento de renda;
* capacitações - de professores municipais em educação ambiental; de agricultores no preparo do solo com o uso de queimadas; para professores do ensino municipal em “Uso da Informática como ferramenta didática”; de agricultores no manejo de produção orgânica e no manejo e processamento da Jussara; e capacitação de agricultores em fossa séptica;
* oficinas - em escolas de ensino fundamental de preparo de hortas; junto a pescadores em “Piscicultura”; para agregar valor ao produto local; de reciclagem, de derivados do leite;
* elaborações – de projeto de transporte escolar para o município; de destino de resíduos sólidos e de recuperação de mata ciliar;
* palestras sobre “Cooperativismo e Associativismo”;
* sensibilização ambiental com o munícipes
O grupo formado por Alberto Kirilauskas, Marcio Leandro Silva e Wagner Lima, alunos do curso de Gestão Ambiental, Carina Camargo e Vinícius Ribeiro, alunos de Engenharia Florestal, Eduardo Rosalino, do curso de Engenharia Agronômica, Natália Zancan, de Ciências Econômicas, e Rafaela Zillo, estudante do curso de Ciências dos Alimentos, acredita que esta será uma experiência única e que com todo trabalho que realizarão certamente atingirão os principais resultados – beneficiar a população com ações sustentáveis, melhorando a qualidade de vida de toda a comunidade.
A atividade deste grupo será realizada com apoio do Ministério da Defesa, da Prefeitura Municipal de Vitória do Mearin e da ESALQ, por meio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).
Vitória do Mearin
Município com cerca de 33 mil habitantes, fica a aproximadamente 180 Km da capital São Luís e apresenta grandes deficiências nas áreas de educação, ambiental e geração de renda (IDH 0,615 fonte: IBGE).
Alicia Nascimento Aguiar
Esalq
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura