ESALQ assina protocolo com Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio

20.12.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio – ABMR&A assinaram, na tarde de sexta-feira, 20/12, um protocolo de intenções que visa manter relacionamento institucional permanente para a troca, elaboração conjunta e divulgação de informações que visem ao desenvolvimento e a melhoria da qualidade da imagem e do posicionamento do agronegócio brasileiro.

Na ocasião, assinaram o documento o diretor da ESALQ, professor José Vicente Caixeta Filho, e o presidente da ABMR&A, Mauricio Lemos Mendes da Silva. O protocolo tem foco na comunicação institucional do setor com a sociedade brasileira, prevendo utilização apropriada de ferramentas de marketing e comunicação, desenvolvimento e análise de pesquisas de mercado, captação de parceiros para realização de campanhas institucionais e de valorização do setor, pesquisa de novas ferramentas e tecnologias de comunicação e marketing.

Com intenção de prestar mútuo auxílio técnico para o desenvolvimento de agenda de trabalho no âmbito dos temas de interesse da ESALQ e da ABMR&A, ambas pretendem estabelecer agenda permanente de debates e de troca de experiências que permita identificar oportunidades conjuntas para localizar e convidar profissionais líderes em suas áreas para permanecer por períodos de tempo nas duas instituições, alavancando o conhecimento e uso de novas ferramentas e tecnologias de comunicação e marketing, promovendo a formação de pessoal em áreas estratégicas para as instituições.

Segundo o diretor da ESALQ, o documento formaliza o relacionamento entre as instituições. “Já desenvolvemos algumas ações em conjunto e o protocolo de intenções dá maior visibilidade às atividades e projetos desenvolvidos em conjunto”.

Mauricio Mendes também identificou os benefícios dessa aproximação para os profissionais do agronegócio. “A ABMR&A é bastante multidisciplinar, temos especialistas das áreas de publicidade e das ciências agrárias e esse intercâmbio de gente ligada à comunicação e ao marketing com a ESALQ trará benefícios tanto para a Associação quando para os estudantes. Temos visto no mercado egressos das ciências agrárias atuarem, além das áreas específicas do setor, também nos ambientes ligados à comunicação, tanto nas empresas de insumos e equipamentos quanto nas agroindústrias”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro