Equipalcool participa de Seminário sobre Resíduos Sólidos

17.12.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Reúsa - Conservação ambiental promoveu nos dias 9 e 10 de dezembro, no auditório do Hotel JP em Ribeirão Preto, o I Seminário Regional de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – SEMURB, reunindo profissionais dos órgãos públicos, titulares dos Serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos; Empresários, Professores e Estudantes das Universidades e Faculdades do Estado de São Paulo, além de profissionais de diversas áreas e autoridades dos municípios.

 

Contextualizando a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua importância como marco regulatório para o setor, o Deputado Federal e Relator da PNRS, Arnaldo Jardim apresentou dados referente à coleta seletiva no Brasil, demonstrando que houve um crescimento de 8% de 2008 para 2009.

 

Jardim também enfatizou que 43% das coletas são inadequadas da destinação final de resíduos, demonstrando que todos têm responsabilidades, principalmente quando visto a Lei n° 12.305 sancionada pelo presidente Lula em 02 de agosto de 2010, em que o artigo 3, parágrafo XII explica a importância da logística reversa. “Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada “.

 

Além do deputado esteve presente o representante do Ministério do Meio Ambiente - Joaquim Antonio de Oliveira; Fernando Tabet, Advogado da Tabet Advogados – Assessoria Ambiental; Wanderley Baptista da Trindade Junior - Promotor de Justiça do Meio Ambiente e o Prof. Dr. Elias Antonio Vieira. Pós-doutorando Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Sustentabilidade, UNESP-Franca; o engenheiro Marcos Helano Montenegro - Superintendente de Regulação Técnica – ADASA; Clóvis Volpi Filho - Advogado, Mestre em Direito Constitucional e professor Universitário; Paulo Henrique Bellingieri - Diretor da Reúsa Conservação Ambiental Ltda; Prof. Dr Jorge de Castro Kiehl - ESALQ/USP; Prof. Dr. Wellington Cyro de Almeida Leite - FEG- UNESP; Paulo José Mancini - Coordenador de Meio Ambiente de São Carlos; Sérgio Ângulo - IPT; Gil Anderi da Silva - Escola Politécnica/USP; e, Deivison Cavalcante Pedroza - Diretor da Verde Gaia e do Instituto OKSIGENO.

 

Os moderadores do evento foram Prof. Dr. Valdir Shalch - EESC/USP; Profª Msc Juliana Xavier - Fafran e Faculdade de Direito de Franca; Aparecido Hojaij - Membro do Conselho Diretor Nacional da Assemae e Amauri Moreira da Silva - Gerente Regional da Agência Ambiental Unificada de Jaboticabal – CETESB.

 

Durante os dois dias muito foi falado sobre a logística reversa e a responsabilidade de todos e em nenhum momento a sala ficou vazia.

 

Para Alessandra Bernuzzi, gestora do Departamento de Planejamento e Inteligência da Equipalcool e Diretora de Responsabilidade Social da Abimaq, “o evento foi excelente, com alto nível de qualidade dos palestrantes e do público em geral”.

 

Adriana Fagundes

Companhia da Comunicação

(16) 3041-0078

adriana@companhiadacomunicacao.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025