Epamig realiza nova edição do Mega Citros em Campanha (MG) na próxima semana

Evento presencial e gratuito conta com dia dedicado à fruticultura do Sul de Minas, painel exclusivo sobre Greening, oficinas gratuitas e mais

11.08.2023 | 14:15 (UTC -3)
Pedro Veras
Foto: Tony Simoneti
Foto: Tony Simoneti

Minas Gerais é o segundo maior produtor de tangerina e limão, e o terceiro maior produtor de laranja do Brasil, com vários polos citrícolas no estado. Um deles está localizado na região sul do estado, no entorno do município de Campanha (MG), onde a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura Municipal da cidade, realiza o Mega Citros 2023, entre os dias 15 e 17/8, a partir das 7h, no Campanha Esporte Clube.

Conhecido como a maior feira técnica da citricultura mineira, o evento será composto por palestras e apresentações que buscam atender algumas das demandas do setor, como sustentabilidade, nutrição mineral, desafios na comercialização, vendas e distribuição. A programação também conta com painéis temáticos, que irão abordar a participação feminina na produção de citros e o Greening, doença que representa maior ameaça à citricultura mundial.

“Essa é a segunda edição do Mega Citros, uma evolução do Encontro Técnico de Citricultura que realizamos desde 2013 em Campanha, sempre buscando atender às demandas do setor. O Greening tem sido um tema recorrente em todas as edições por ser considerado o maior desafio da citricultura mundial. Os relatos constantes dos produtores sobre a dificuldade no controle e manejo dessa doença têm nos sinalizado quanto à necessidade de colocar o Greening como prioridade em todas as nossas atividades”, explica a pesquisadora da EPAMIG, e está na organização do evento, Ester Ferreira.

Segundo ela, durante a abertura do Mega Citros 2023, acontecerá o lançamento oficial do Programa Viva Citros. “Este programa é uma resposta da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) à demanda da citricultura mineira e tem a participação e o envolvimento das vinculadas Epamig, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O objetivo é somar esforços para o fortalecimento da citricultura no estado com ênfase na defesa fitossanitária e sendo o Greening o maior desafio, este será o foco do programa”, pontua a pesquisadora.

Ainda sobre a doença, Ester antecipa que no Mega Citros também acontecerá o pré-lançamento de um aplicativo para celulares, criado pela EPAMIG e pelo Departamento de Automática da Universidade Federal de Lavras (DAT/UFLA), voltado para auxiliar citricultores em seu dia a dia. “É o TREM do Greening -Tecnologia de Referenciamento Espacialização e Manejo do Greening, um aplicativo em desenvolvimento que irá trazer informações sobre a doença em uma linguagem mais próxima possível da realidade do citricultor mineiro. Nossa expectativa é que seja uma ferramenta útil no manejo do Greening, especificamente na gestão das pulverizações para controle do psilídeo (inseto vetor da doença)”, explica Ester.

Mega Frut: programação focada na fruticultura do Sul de Minas

Uma das novidades do Mega Citros 2023 será a realização do Mega Frut, novo evento que ocorre no dia 17/8, e que terá como foco outras frutas que são produzidas no Sul de Minas, como o abacate, a uva e a oliva. O pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira, fará uma palestra sobre o cultivo da oliveira no Sul de Minas, que será seguida por um minicurso com degustações de diferentes azeites.

“Temos observado o aumento crescente de áreas com plantio de oliveiras no Sul de Minas, e muitos produtores têm nos procurado para saberem informações sobre a oliva, extração e harmonizações de azeite, enfim, tudo o que envolve essa cadeia. E como a Epamig é uma referência nacional por ter realizado a primeira extração de azeite extravirgem no Brasil, surgiu a ideia de incluir a olivicultura na programação do Mega Frut, trazendo informações técnicas sobre essa cultura também”, ressalta Ester Ferreira.

Ela destaca ainda duas oficinas gratuitas, que serão realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (Senar-MG), durantes os três dias de programação: “Defensivos agrícolas” e “Drones: vôos automatizados”. As inscrições para essas atividades estão sendo feitas no Sindicato dos Produtores Rurais da Campanha e as vagas são limitadas.

As inscrições gerais para o evento devem ser realizadas aqui

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro