Bioceres divulga resultados do ano fiscal 2022/23
De acordo com a companhia, seu EBITDA ajustado dos últimos 12 meses atingiu US$ 81,1 milhões, um aumento de 31%
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove, nesta quinta-feira (14/9), o 5º Encontro Tecnológico de Produção de Grãos, presencial e gratuito, que será realizado no Campo Experimental de Lambari (MG), a partir das 8h. O destaque desta edição é que, pela primeira vez, o evento será focado nas culturas de inverno, como trigo, feijão e triticale.
Segundo um dos organizadores do encontro, o pesquisador da Epamig, Fábio Aurélio Dias, uma questão de logística fez com que o evento fosse direcionado para cereais de inverno, mas que isso abriu uma nova oportunidade para a difusão de tecnologias. “Será um momento para levarmos informações relevantes sobre o cultivo irrigado e sobre as culturas de inverno, que são muito importantes para a região sul do estado, porque trazem possibilidades novas de cultivo, de geração de renda e de diversificação das atividades nas propriedades rurais que produzem grãos”, ressalta Fábio.
O encontro terá uma palestra de abertura sobre a conjuntura da agricultura no Sul de Minas, conduzida por representantes do setor agropecuário. “A região alterou muito sua dinâmica com a chegada da soja, há alguns anos, e agora o trigo também tem entrado com bastante força, sobretudo pelas dificuldades de se implementar a cultura do milho safrinha, por conta da ausência de chuvas no inverno. Então, buscamos profissionais que pudessem trazer informações sobre essas mudanças de forma prática, falando de produtor para produtor”, explica o pesquisador da Epamig.
Fábio Dias conduzirá uma das quatro estações montadas para o encontro, na qual abordará aspectos específicos sobre a comercialização do trigo e cuidados que devem ser tomados no momento da colheita. “Diferente da soja e do milho, no caso do trigo não se pode misturar grãos de diferentes cultivares, pois suas características de qualidade estão muito ligadas à genética”, conta o pesquisador, que continua: “Pretendo abordar também a questão do trigo branqueador, material muito usado e que rende pagamento bônus ao produtor. Além disso, vou falar sobre o peso hectolítrico, número de queda (ou falling number), umidade máxima, pH, impurezas, e outras características exigidas pelos moinhos compradores e o porquê dessas exigências”.
Nas demais estações, os participantes poderão conferir informações sobre: cultivares de trigo e triticale viáveis para o cultivo no Sul de Minas; o programa de melhoramento de feijão realizado pela Epamig, em parceria com as Universidades Federais de Viçosa (UFV) e Lavras (UFLA); a cultivar de trigo MGS Brilhante, uma tecnologia desenvolvida pela Empresa e voltada para a alimentação animal no período de entressafra do milho.
Um dos destaques da programação é a presença do Ciência Móvel, um micro-ônibus adaptado com um minilaboratório que leva as tecnologias da Epamig a eventos realizados em todo o estado. Nele haverá uma mostra de doenças que podem prejudicar o cultivo de cereais de inverno e de demais grãos, quando transmitidos por meio das sementes. “O Ciência Móvel é uma ferramenta de transferência de tecnologia muito importante e que possui uma dinâmica bem prática. Nele, vamos mostrar placas de Petri com as quais os visitantes vão poder interagir, além de sementes que eles poderão ver, pegar e sentir”, conclui Fábio Dias.
As inscrições serão feitas no próprio local do evento e haverá certificado de participação para aqueles que se interessarem.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
De acordo com a companhia, seu EBITDA ajustado dos últimos 12 meses atingiu US$ 81,1 milhões, um aumento de 31%
Boa safra das laranjas precoces ajuda a equilibrar a perda esperada na colheita da laranja Pera, que está avançando mais rapidamente neste ano
Baldan Raízes Brasil tem por objetivo apresentar soluções agrícolas focadas em pulverização e plantio, além de buscar a integração com produtores agrícolas em sete Estados brasileiros