Produtores de trigo atentos ao controle das manchas foliares nas lavouras
Como parte das comemorações dos 35 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), será realizada nesta quarta-feira (09/09) a 1ª Mostra de Pesquisa e Produtos, na Fazenda Experimental da Epamig em Machado.
Será uma demonstração da evolução da pesquisa agropecuária, fruto de um trabalho sistemático e direcionado para o desenvolvimento regional. O evento faz parte do projeto "Popularização da Ciência e Tecnologia Agropecuária no Sul de Minas Gerais", da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). A Epamig é uma das instituições fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, que tem o programa de pesquisa coordenado pela Embrapa Café.
A amostra contará com 10 estandes temáticos, representando as principais culturas estudadas e também as demais fazendas experimentais do Sul de Minas, como Três Pontas, São Sebastião do Paraíso, Lavras, Maria da Fé, Caldas, Lambari e São João Del-Rei. Na oportunidade, os visitantes receberão informações sobre resultados de pesquisas e novas tecnologias cafeeiras, incluindo a preservação ambiental e controle alternativo de pragas e doenças, produção qualificada de sementes e mudas, cultivares de café e os avanços e aplicações da geotecnologia. Além da cafeicultura, estarão em destaque o cultivo da videira, oliveira, arroz e feijão, flores, fruticultura, produção de mudas e condução de pomares caseiros e criação de bovinos leiteiros.
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido no Centro de Pesquisa em Manejo Ecológico de Pragas e Doenças de Plantas (EcoCentro), que objetiva pesquisar e difundir práticas de manejo ecológico que permitam tomadas de decisões que valorizem a saúde humana e a proteção do ambiente. O visitante também poderá ter acesso às principais publicações da Epamig, além de poder tirar dúvidas e sugerir novas pesquisas aos principais pesquisadores da região.
Fazenda Experimental de Machado
Inaugurada em 1937, numa iniciativa do governo de Getúlio Vargas, começava em Machado a idéia de criação de centros experimentais visando o fortalecimento da agricultura. As primeiras pesquisas desenvolvidas neste centro foram dedicadas ao manejo do cafeeiro e à cobertura vegetal. De suas lavouras saíram sementes de Mundo Novo e Catuaí, além de muitas outras cultivares que deram origem a milhões de cafeeiros espalhados por todo o país. Em seus experimentos, pesquisadores renomados avaliam o desempenho de novas cultivares e tecnologias, que são repassadas aos produtores e profissionais do agronegócio café em tradicionais dias de campo.
A Fazenda Experimental de Machado, além das fazendas de Patrocínio e São Sebastião do Paraíso, foram as primeiras fazendas de pesquisa no Brasil a obter a certificação do programa estruturador do governo de Minas, Certifica Minas Café. A iniciativa vai ao encontro da missão de servirem de modelo de gestão e tecnologia para os cafeicultores da região.
Maiores informações podem ser obtidas na Fazenda Experimental de Machado - (35) 32951527 /
Cibele Aguiar
Embrapa Café
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura