Epamig realiza 1ª Mostra de Pesquisa e Produtos do Sul de Minas

08.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Como parte das comemorações dos 35 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), será realizada nesta quarta-feira (09/09) a 1ª Mostra de Pesquisa e Produtos, na Fazenda Experimental da Epamig em Machado.

Será uma demonstração da evolução da pesquisa agropecuária, fruto de um trabalho sistemático e direcionado para o desenvolvimento regional. O evento faz parte do projeto "Popularização da Ciência e Tecnologia Agropecuária no Sul de Minas Gerais", da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). A Epamig é uma das instituições fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, que tem o programa de pesquisa coordenado pela Embrapa Café.

A amostra contará com 10 estandes temáticos, representando as principais culturas estudadas e também as demais fazendas experimentais do Sul de Minas, como Três Pontas, São Sebastião do Paraíso, Lavras, Maria da Fé, Caldas, Lambari e São João Del-Rei. Na oportunidade, os visitantes receberão informações sobre resultados de pesquisas e novas tecnologias cafeeiras, incluindo a preservação ambiental e controle alternativo de pragas e doenças, produção qualificada de sementes e mudas, cultivares de café e os avanços e aplicações da geotecnologia. Além da cafeicultura, estarão em destaque o cultivo da videira, oliveira, arroz e feijão, flores, fruticultura, produção de mudas e condução de pomares caseiros e criação de bovinos leiteiros.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido no Centro de Pesquisa em Manejo Ecológico de Pragas e Doenças de Plantas (EcoCentro), que objetiva pesquisar e difundir práticas de manejo ecológico que permitam tomadas de decisões que valorizem a saúde humana e a proteção do ambiente. O visitante também poderá ter acesso às principais publicações da Epamig, além de poder tirar dúvidas e sugerir novas pesquisas aos principais pesquisadores da região.

Fazenda Experimental de Machado

Inaugurada em 1937, numa iniciativa do governo de Getúlio Vargas, começava em Machado a idéia de criação de centros experimentais visando o fortalecimento da agricultura. As primeiras pesquisas desenvolvidas neste centro foram dedicadas ao manejo do cafeeiro e à cobertura vegetal. De suas lavouras saíram sementes de Mundo Novo e Catuaí, além de muitas outras cultivares que deram origem a milhões de cafeeiros espalhados por todo o país. Em seus experimentos, pesquisadores renomados avaliam o desempenho de novas cultivares e tecnologias, que são repassadas aos produtores e profissionais do agronegócio café em tradicionais dias de campo.

A Fazenda Experimental de Machado, além das fazendas de Patrocínio e São Sebastião do Paraíso, foram as primeiras fazendas de pesquisa no Brasil a obter a certificação do programa estruturador do governo de Minas, Certifica Minas Café. A iniciativa vai ao encontro da missão de servirem de modelo de gestão e tecnologia para os cafeicultores da região.

Maiores informações podem ser obtidas na Fazenda Experimental de Machado - (35) 32951527 /

Cibele Aguiar

Embrapa Café

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025