EPAMIG inaugura Programa Especial de pesquisa em biotecnologia

Objetivo do Programa é utilizar recursos biotecnológicos modernos para otimizar a produção agropecuária em Minas Gerais

20.05.2022 | 13:49 (UTC -3)
Bruno Menezes Andrade Guimarães/EPAMIG
Objetivo do Programa é utilizar recursos biotecnológicos modernos para otimizar a produção agropecuária em Minas Gerais. - Foto: Divulgação
Objetivo do Programa é utilizar recursos biotecnológicos modernos para otimizar a produção agropecuária em Minas Gerais. - Foto: Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) sistematizou suas ações de pesquisa em biotecnologia vegetal e animal em um Programa Especial. O objetivo é utilizar recursos biotecnológicos para tornar a agropecuária mineira cada vez mais moderna e competitiva. A página com informações completas sobre o Programa já está disponível no site oficial da EPAMIG (clique aqui para acessar).

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), biotecnologia é qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos para fabricar ou modificar produtos ou processos. No setor agropecuário, as pesquisas em biotecnologia estão voltadas para diagnósticos de doenças, clonagem de animais, melhoramento genético, bioinseticidas e, até mesmo, desenvolvimento de plantas transgênicas.

Ainda de acordo com a ONU, até o ano de 2050 o mundo terá cerca de nove bilhões de pessoas. Para garantir alimentos para toda população, estima-se que será necessário um aumento de 70% da produção. Diante das projeções, a presidente da EPAMIG, Nilda Soares, destaca o papel estratégico da empresa de pesquisa agropecuária mineira.

“A biotecnologia já está presente em novas variedades de plantas e de raças de animais, na fixação biológica de nitrogênio, na produção de biocombustíveis e em vários outros produtos do agro nacional. A EPAMIG vem realizando pesquisas em várias dessas áreas. Os resultados contribuirão para uma vida mais saudável e uma produção mais sustentável em Minas Gerais”, projeta a presidente.

Segundo o diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Trazilbo de Paula, a empresa possui um papel fundamental para enfrentar os desafios da agricultura moderna e desenvolver novos produtos e serviços a partir da biotecnologia.

“As pesquisas que serão desenvolvidas com a estruturação desse Programa Especial certamente vão gerar resultados com aplicação direta em diferentes frentes do agro mineiro. Esse Programa Especial é um salto da EPAMIG para conferir mais qualidade à produção de sementes e mudas, além de abrir possibilidades de desenvolvimento de bioprodutos”, afirma o diretor.

No total, o Programa possui 14 pesquisadores formados em diferentes áreas. De acordo com a pesquisadora da EPAMIG, Maria Eugênia Lisei de Sá, a união de saberes diversos e transversais é um dos motivos do sucesso das pesquisas em biotecnologia.

“O uso de ferramentas biotecnológicas cresceu muito nos últimos anos, feito que contribuiu para o desenvolvimento de processos e produtos inovadores. Além disso, é preciso destacar os esforços em conjunto da comunidade científica. Essa dinâmica trouxe melhorias para a produção agrícola e promoveu, entre outros benefícios, incremento da produção animal e vegetal com saúde e respeito a questões sustentáveis”, explica Maria Eugênia, que também atua como coordenadora do Programa Especial da EPAMIG.

Portfólio de projetos em biotecnologia

A EPAMIG está organizando um portfólio de projetos na área de biotecnologia. Inicialmente, as principais ações da empresa vão atuar em quatro soluções de inovação para o estado de Minas Gerais.

De acordo com Maria Eugênia, a primeira solução visa garantir a produção de mudas com alta qualidade genética e sanitária em diversas espécies frutíferas, ornamentais, medicinais, e outras como oliveira e palma forrageira.

Já a segunda solução almeja promover a soja na indústria alimentícia de forma sustentável. A terceira solução vai se concentrar na elaboração de um bioinseticida para reduzir os danos causados pela broca-do-café e pelo bicho-mineiro na cafeicultura. Por fim, a quarta solução visa incrementar a produção de carne e leite por meio do desenvolvimento de animais superiores e com alta qualidade sanitária.

“Recentemente, foram aprovados dois projetos pela Fapemig nas áreas de bovinocultura e soja para alimentação humana com ênfase em técnicas biotecnológicas. Outros projetos voltados para a multiplicação in vitro de plantas ornamentais e medicinais, assim como a limpeza clonal de mudas de oliveira foram submetidos para outros órgãos de fomento”, conclui Maria Eugênia.

As atualizações sobre o Programa Especial de biotecnologia da EPAMIG serão publicadas nas mídias oficiais da empresa. A EPAMIG é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024