Inoculante biológico incrementa a produtividade em até 8,7 sacos por hectare na soja

Phós'Up é o inoculante biológico da Tradecorp com ação de solubilização de Fósforo e promoção de crescimento, além do único com registro para inoculação via pulverização foliar

19.05.2022 | 17:01 (UTC -3)
Livia Haddad

A Tradecorp, empresa brasileira parte do Grupo ROVENSA, holding portuguesa líder em agricultura sustentável, lança o Phós’Up, um inoculante biológico capaz de incrementar a produtividade da cultura da soja em até 8,7 sacos por hectare. O produto é o primeiro do mercado com registro para aplicação por pulverização foliar.

O coordenador técnico da Tradecorp, Fernando Bonafé, explica que com a atual situação geopolítica mundial, ficou evidente a dependência do mercado agrícola brasileiro de insumos importados, em especial das tradicionais fontes de adubos de base (NPK). “A busca por alternativas aos adubos contendo NKP e novas tecnologias que auxiliem as plantas a otimizar o aproveitamento dos nutrientes aportados, se tornou foco das empresas de nutrição para auxiliar os produtores frente a atual situação de alta de preços e escassez dos fertilizantes”.

“Os solos brasileiros, em sua maioria, são ácidos e nutricionalmente pobres necessitando de adubações de base (NPK) pesadas anualmente para que possam ser cultivados”, comenta Fernando. Neste contexto o Fósforo (P) é um dos principais macronutrientes requeridos pelas culturas. Ele é usado pelas plantas para a formação de ATP (Trifosfato de adenosina), que é a principal fonte de energia para a realização de processos essenciais para as plantas como fotossíntese, divisão celular, transporte de fotoassimilados, dentre outros para que seja possível boas produtividades. No solo, o Fósforo tem dinâmicas diferentes conforme a forma em que se apresenta. Na forma inorgânica, de ânions fosfato, pode ser facilmente imobilizado no solo pelos processos de precipitação com cátions como Fe3+ e Al3+ ou adsorção pelos óxidos de ferro e de alumínio, ficando indisponível para as plantas.

Com o lançamento do Phós’Up, Fernando explica que é possível disponibilizar o Fósforo do solo e otimizar seu aproveitamento quando aportado ao solo na forma de adubos fosfatados. “A Tradecorp traz para o mercado brasileiro mais esta inovação biológica, que pode tornar as lavouras mais sustentáveis e produtivas. O inoculante biológico Phós’UP, formulado com a bactéria Pseudomonas fluorescens, possui alta aptidão para solubilizar o fósforo e promover o crescimento vegetal”.

Phós’Up foi extensamente testado e avaliado em todo o Brasil nas safras 2020 e 2021, e seu registro foi concedido para cultura da soja em janeiro de 2022. “Os resultados de registro comprovaram a eficiência do produto em duas formas de aplicação: no tradicional tratamento de sementes e em mais uma inovação que o produto traz que é a inoculação via pulverização foliar. É o primeiro produto do mercado a ter registro para este tipo de aplicação e uso”.

O coordenador ainda afirma que o futuro da produção agrícola está cada dia mais no presente, com tecnologias biológicas inovadoras que nos permitem produzir mais com menos, de forma natural e sustentável. “Temos como objetivo disponibilizar ao mercado brasileiro tecnologias que promovam o maior potencial produtivo das culturas com sustentabilidade ambiental e econômica na melhor parceria com o produtor”.

Estudos com o Phós’Up

Os resultados de pesquisa realizados pelo IFGoiano (campus de Rio Verde – GO) mostraram diferença entre tratamentos de até 8,7 sacos por ha de produtividade na cultura da soja com a inoculação via pulverização foliar com Phós’UP. Na média geral dos trabalhos registro do produto, houve um incremento de 5,0 sacos por ha com a inoculação com Phós’UP.

Portanto o uso destas tecnologias pode otimizar a aplicação dos adubos fosfatados e melhorar a nutrição pelo maior acesso ao Fósforo no solo que estava indisponível para as plantas.

Pesquisas realizadas pela UFTPR (campus de Dois Vizinhos – PR) na cultura da soja com a utilização do inoculante biológico Phós’UP (Pseudomonas fluorescens) em associação com os inoculantes de Atmo (Bradyrhizobium japonicum) e Azzofix (Azospirillum brasiliense), mostraram que existe sinergia nesta inoculação conjunta via tratamento de sementes, entregando incremento de produtividade.

A inoculação conjunta de microrganismos com funcionalidades diferentes permite uma atuação nos mais importantes nutrientes. No caso, o Fósforo pelo uso do Phós’UP, o Nitrogênio pelo uso Atmo e Azzofix, portanto um sistema produtivo, mais sustentável e com menos dependência dos fertilizantes tradicionais.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024