Epamig detalha programação da Expocafé 2023

Feira ocorre entre os dias 17 e 19 de maio e vai contar com eventos técnicos que destacam difusão de tecnologias, participação das mulheres na cafeicultura e mais

14.04.2023 | 16:16 (UTC -3)
Pedro Veras, edição Cultivar
Foto: Epamig
Foto: Epamig

O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril para celebrar a segunda bebida mais consumida do mundo, que perde apenas para a água. Para marcar esta importante data, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) apresenta os detalhes da programação da 26ª edição da Expocafé, principal exposição de máquinas e tecnologias para a cafeicultura do Brasil, que será realizada entre os dias 17 e 19 de maio, no Campo Experimental da Empresa em Três Pontas, no Sul do Estado.

A pesquisadora da Epamig, e uma das coordenadoras técnicas da feira, Vanda Cornélio, ressalta a importância das atividades paralelas às exposições de maquinário, para o desenvolvimento da cafeicultura como um todo.

“Gostamos sempre de frisar que um dos grandes diferenciais da Expocafé é a sua programação técnica, pois os visitantes têm a oportunidade de aprender muito sobre as pesquisas, tecnologias e processos da cadeia do café, além de explorar experiências sensoriais instigantes e acessar as informações mais atualizadas sobre a cultura”, destaca.

Simpósio, estandes técnicos e dinâmica de máquinas

No dia 16/5, véspera da abertura da feira, ocorre o 12º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, que este ano contará com palestras sobre temas variados, como manejo de solo para altas produtividades, resultados atualizados de cultivares, controle biológico de pragas como o bicho-mineiro, dentre outros. As inscrições serão feitas no local e haverá cobrança de taxa.

Durante os dias da feira (17, 18 e 19/5), a Epamig estará presente com seu estande, onde visitantes e produtores poderão degustar cafés especiais das cultivares MGS Paraíso 2, MGS Aranãs e Catiguá MG2, além de tirar dúvidas com pesquisadores especialistas da Empresa e aprender mais sobre recentes tecnologias para a cafeicultura. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) e a UFLA também terão estandes próprios durante os três dias de evento.

Na tarde de 17/5 e durante todo o dia 18/5 ocorre a tradicional Dinâmica de Máquinas nas lavouras de café da Epamig, em seu Campo Experimental de Três Pontas. As empresas participantes realizarão demonstrações práticas de máquinas para que os participantes tenham a oportunidade de acompanhar seu funcionamento in loco e tirar dúvidas sobre regulagem e manutenção.

“Até o presente momento, estamos com 124 empresas confirmadas para a feira e a tendência é que esse número aumente. A nossa expectativa é movimentar em torno de 400 milhões de reais em negócios, como comercialização de máquinas e venda de insumos. Esperamos que haja uma ampliação das redes de contatos com compradores do Brasil e do exterior, e temos a previsão de superar o público da última edição, que foi de aproximadamente 15 mil visitantes”, antecipa Clenderson Corradi, chefe da Assessoria de Negócios Agropecuários da Epamig e coordenador geral do evento.

Durante a dinâmica, a Epamig fará uma apresentação de sua vitrine tecnológica, com 19 cultivares de café da espécie Coffea arábica L., com o objetivo de mostrar a diversidade de seus materiais com características agronômicas desejáveis, desenvolvidos para as diferentes regiões do estado. Também haverá apresentações de trabalhos científicos nas diferentes estações espalhadas pela fazenda, com a presença de pesquisadores da Empresa, professores e estudantes da UFLA e técnicos da Emater-MG.

As novidades da programação da Expocafé 2023 podem ser acompanhadas aqui.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro