Pesquisadores obtêm resultados com três novos compostos de tiazolidinona contra Spodoptera frugiperda
Os novos compostos atuam como inibidores de trealase, uma enzima essencial no metabolismo energético dos insetos
Os agricultores de Santa Catarina já têm acesso a duas novas variedades de mandioca para a próxima safra. A Epagri lançou os cultivares SCS 256 Cigana e SCS 257 Petuna. As manivas foram distribuídas para a Producooper, em Jaguaruna, e a Coopersertão, em São João do Sul.
Os cultivares foram desenvolvidos na Estação Experimental da Epagri em Urussanga e no Campo Experimental de Jaguaruna. O projeto foi liderado pelo pesquisador Alexsander Luís Moreto. Ambos são indicados para processamento industrial. Podem ser transformados em farinhas, polvilho, fécula, tapioca e outros derivados de qualidade.
A SCS 256 Cigana adapta-se bem ao Litoral Sul Catarinense e ao Alto Vale do Itajaí. Já a SCS 257 Petuna apresenta melhor adaptação para o Alto Vale do Itajaí. Ambas possuem desempenho produtivo acima da média dos cultivares tradicionais dessas regiões. Também têm flexibilidade de colheita após um ou dois ciclos vegetativos.
Segundo Moreto, as novas variedades possuem vantagens diferenciais. Apresentam ramas eretas, raízes de polpa branca e elevados teores de amido. Também têm facilidade de despenca e tolerância à bacteriose e antracnose. Essas características contribuem para uma produção mais eficiente e de qualidade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura