EPA trabalha para reduzir exposição ao clorpirifós

O inseticida é empregado também usos não relacionados a alimentos, que não são afetados por essas ações

14.12.2022 | 15:32 (UTC -3)
Cultivar, com informações EPA

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) emitiu aviso de intenção de cancelar ("notice of intent to cancel" - NOIC) três produtos contendo o pesticida clorpirifós. Também publicou aviso de recebimento de pedidos voluntários apresentados por alguns registrantes de clorpirifós para cancelar 14 registros do pesticida.

Estas ações são os últimos esforços da Agência para cancelar o uso de clorpirifós em alimentos. Antes, houve revogação anterior das tolerâncias de clorpirifós - que é a quantidade de um pesticida que é permitida em alimentos.

Constatou-se que o clorpirifós inibe uma enzima que leva à neurotoxicidade, incluindo potenciais efeitos no desenvolvimento neurológico em crianças. Como resultado da revogação, o clorpirifós não pode mais ser usado ou registrado em produtos alimentícios.

Anteriormente, o clorpirifós, um inseticida organofosforado, era utilizado em uma grande variedade de culturas agrícolas, incluindo soja, árvores frutíferas e de nozes, brócolis, couve-flor e outras culturas em linha.

Com base em dados de 2012-2018, o cancelamento do uso de alimentos representou mais de 95% do uso total de clorpirifós.

O inseticida é empregado também usos não alimentares, que não são afetados por estas ações.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro