Ação contra pesticidas falsificados prende 23 suspeitos
Operação Pesticida mobilizou 250 agentes e revelou estrutura interestadual de adulteração e comércio ilegal
A holandesa Enza Zaden firmou acordo estratégico com a empresa norte-americana Pairwise para uso da plataforma Fulcrum. A tecnologia permitirá avanços na edição gênica de culturas, com foco em pesquisa e desenvolvimento de variedades mais eficientes e sustentáveis.
A parceria deve beneficiar regiões como a América do Sul, onde a demanda por soluções resilientes ao clima e maior eficiência na produção cresce rapidamente. No Brasil e no Chile, por exemplo, o uso da tecnologia poderá gerar cultivares mais adaptadas a variações climáticas e pragas locais, com menor uso de recursos.
Segundo a Enza Zaden, a colaboração com a Pairwise representa um avanço relevante na capacidade de pesquisa da empresa, sem alterar, por ora, as linhas comerciais atuais. A edição gênica utilizada na plataforma permite aos cientistas acelerar o processo de melhoramento, sem substituir os métodos tradicionais.
“Recebemos a notícia com grande entusiasmo na América do Sul. A colaboração não tem impacto imediato nas ofertas comerciais, mas representa um salto significativo na capacidade de pesquisa, que aumenta a produtividade e a rentabilidade dos nossos produtores de forma responsável”, afirma Jean François Hardouin, gerente comercial da Enza Zaden para a América do Sul.
As duas empresas informaram que o uso da plataforma Fulcrum será restrito à pesquisa em hortaliças. Não há previsão de lançamento comercial de produtos derivados da tecnologia neste momento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura