Ensaio avalia resistência de cultivares de trigo ao oídio

Trabalho, conduzido pelo Instituto Agris em Passo Fundo/RS, avaliou os 25 principais materiais disponíveis no mercado

10.06.2022 | 14:57 (UTC -3)
Marianna Rebelatto
Trabalho, conduzido pelo Instituto Agris em Passo Fundo, avaliou os 25 principais materiais disponíveis no mercado. - Foto: Divulgação
Trabalho, conduzido pelo Instituto Agris em Passo Fundo, avaliou os 25 principais materiais disponíveis no mercado. - Foto: Divulgação

O oídio, doença causada pelo fungo Blumeria graminis f. sp. tritici, é a principal causa de prejuízos na cultura do trigo, podendo reduzir em até 60% o rendimento dos grãos.
Diante desse cenário, o Instituto Agris conduziu na safra 2021 um ensaio de cultivares com o objetivo de avaliar os danos causados pela doença nas principais cultivares disponíveis no mercado atualmente. “Nosso objetivo é fornecer informações para que o produtor rural faça uma boa escolha para sua lavoura”, explica o gerente de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Agris, Eng. Agr. Mateus Zanatta.

O experimento foi conduzido em Passo Fundo/RS e seguiu todos os protocolos dos métodos científicos utilizados na pesquisa agronômica para avaliar 25 cultivares de trigo de quatro obtentores (Biotrigo Genética, Embrapa Trigo, OR Sementes e Semevinea). O critério para a escolha dos materiais foi a representatividade. Além disso, foram realizadas análises estatísticas e de laboratório, conferindo ainda mais confiabilidade aos dados gerados.

O estudo concluiu que a escolha de cultivares tolerantes ao oídio é primordial para se obter bons resultados nas lavouras. Em materiais suscetíveis, deve ser adotado o controle químico como medida emergencial para o controle do oídio. Com essa medida, é possível alcançar os tetos máximos de produtividade.

Os resultados do ensaio mostram que os materiais com maior incidência de oídio foram também os que obtiveram menor rendimento. “A escolha de cultivares tolerantes as doenças deve ser priorizada pelo agricultor, como medida complementar, em cultivares suscetíveis, o emprego do controle químico é a ferramenta mais eficaz para manter o potencial máximo de rendimento”, avalia Zanatta.

Os resultados do ensaio de cultivares de trigo estão disponíveis no Instagram @institutoagris.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024