Encontro técnico enfoca cultivo da uva de mesa na Zona Sul do RS

31.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

A possibilidade da uva de mesa fazer parte da lista de itens produzidos pelo setor agrícola de Pelotas foi apresentada em uma Tarde Técnica realizada nesta sexta-feira (28), na Colônia Santo Antônio, 7º Distrito de Pelotas. O evento contou com a presença de técnicos agrícolas, produtores e autoridades de órgãos da Zona Sul do estado e teve como sede uma propriedade rural familiar, sendo fruto de uma parceria entre a Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-ASCAR, UFPel e Prefeitura.

 

Segundo o pesquisador da Embrapa Jair Nachtigal, existem atualmente diversas tecnologias que permitem a produção de um cultivar de alta qualidade na região sul do estado, fato que comprova o potencial regional em relação à uva de mesa.

 

“Estamos aqui para mostrar alternativas de produção que estamos colocando à disposição da região”, disse Nachtigal. Segundo o especialista, a região de Pelotas já foi um polo produtor de uva de mesa nas décadas de 1930 e 1940 e a intenção é incentivar novos agricultores a apostar na cultura. “A uva consumida em Pelotas vem de longe e é extremamente perecível. Portanto, há um forte mercado potencial”, expôs.

 

Durante a tarde técnica, explicações sobre o cultivo foram concedidas e os participantes tiveram a oportunidade de visitar os parreirais e degustar a fruta. Atualmente, a propriedade está prestes a colher sua segunda safra. Na primeira, foram colhidas nove toneladas oriundas de uma área de 0,5 hectare. Para este ano, foi plantado 0,6 hectare com expectativa de uma produção de 20 a 25 toneladas por hectare.

 

A produção conta com duas variedades desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado: Isabel Precoce e Violeta. Também estão presentes na propriedade as tradicionais Niágara rosada e Niágara branca. A unidade, além de contribuir com a produção inserindo as cultivares, também atuou disponibilizando tecnologias para a cultura.

 

Fonte: Embrapa Clima Temperado

(53) 3275-8113

Christiane.congro@cpact.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025