IHARA participa do Dia de Campo C. Vale, em Palotina/PR
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou, na última quinta-feira (27), a liberação da variedade GM de alfafa tolerante ao herbicida glifosato para plantio e comercialização. A decisão foi tomada pelo Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do USDA, depois que o estudo de potenciais impactos ambientais e econômicos conduzido pelo departamento concluiu que a planta transgênica é tão segura quanto a convencional.
O Secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, afirmou que essa é uma decisão que favorece a coexistência de plantas transgênicas e convencionais. “Os agricultores devem ter a opção de plantar a variedade convencional, transgênica ou orgânica”, disse Vilsack.
A alfafa é usada principalmente como feno para gado e já poderá ser cultivada na próxima primavera. Agricultores que usam sementes da planta GM afirmam que, com elas, seus rendimentos aumentariam, e que isso poderia ajudar a reduzir o preço final para o consumidor.
A alfafa é quarta maior cultura nos EUA, com um valor aproximado de US$ 9 bilhões e cerca de 20 milhões de hectares plantados.
Veridiana Marques (com informações de USDA e Reuters)
Perspectiva Assessoria de Comunicação
(11) 3706-3333
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura